Sem Lactose

02/05/2015 03:32 - Atualizado em 26/11/2016 05:27

Refresque seu cardápio com sorbet sem lactose

De preparo um pouco difícil, o sorbet pode ser feito em casa com alguns truques.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe por que o sorbet é uma sobremesa naturalmente sem lactose? Porque, em vez de leite ou creme de leite, a base dele é feita com água. Aliás, é essa característica que o diferencia do sorvete, além das gorduras praticamente inexistentes.

Aparentemente, o sorbet é igual a um sorvete, porém mais granulado e escuro. Junto com a água, o sabor do doce é proporcionado pelas frutas. Ele é muito utilizado em degustações, para limpar o paladar, em função de sua leveza e das poucas calorias. Quer tentar fazer em casa?

Receita de sorbet não é simples

Se você está pensando que a receita do sorbet é semelhante às de smoothies, sorvetes ou milk-shakes, está enganado. Preparar essa sobremesa gelada exige muito mais técnica e cuidado. Para fazê-la e atingir o ponto ideal, é necessário uma máquina específica, capaz de bater e gelar ao mesmo tempo.

sorbet

O método mais eficaz para fazer a receita com sucesso é com um liquidificador que refrigere o conteúdo. No entanto, eles não estão disponíveis em qualquer loja e custam bem mais que os comuns. Se você ainda quer tentar preparar a sobremesa, uma ideia é levar tudo para dentro do freezer na hora de bater. É improvisado, mas mantém a mistura em baixa temperatura.

Sorbet de framboesa

Ingredientes:

- 450ml de água

- 450g de polpa de framboesa levemente congelada

- 250g de açúcar refinado

- 75g de glucose de milho

- Suco de ½ limão

- 2 colheres de sopa de merengue (4 claras, 2 xícaras de chá de açúcar e 1 xícara de chá de água).

Modo de Preparo:

Ao fazer o merengue, você deve colocar a água e o açúcar para cozinhar até que fiquem no ponto de um fino fio. Em uma batedeira, bata as claras até que fiquem em ponto de neve e desligue. Assim que a calda estiver pronta, despeje ainda quente sobre as claras batidas, em fio, sempre batendo. Continue a bater até que a mistura esfrie.

Para preparar o sorbet de framboesa, ferva a água, o açúcar e a glucose em uma panela. Deixe resfriar bem e, logo depois, adicione a polpa de framboesa levemente congelada.

Misture tudo em uma vasilha e bata, com o liquidificador ou a batedeira, dentro do freezer até que fique homogêneo e com aparência consistente. Junte com o merengue e leve para o congelador por algumas horas antes de comer.

Benefícios da framboesa

O sorbet não é uma opção apenas para quem possui intolerância à lactose, mas também para quem quer perder peso ou combater a depressão.

Por ser rica em vitaminas do complexo B, a framboesa utilizada na receita proporciona uma boa secreção de bile, o que diminui as gorduras que ingerimos e promove uma ação depurativa. Isso também faz com que as gorduras não fiquem armazenadas em vasos, em artérias e no abdômen.

A piridoxina, nome dado à vitamina B6, está presente na framboesa e atua diretamente na produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor e melhora sensações de cansaço, raciocínio lento e depressão.

Que tal experimentar? Conte o resultado nos comentários! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sorvete
sem leite
poucas calorias
framboesa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ