Sem Lactose

27/08/2015 11:00 - Atualizado em 08/12/2016 10:16

Receita de pão de semolina não leva lactose

Além de ser mais leve que o pão tradicional, a opção é liberada para intolerantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem é intolerante à lactose ou está procurando receitas mais leves e saudáveis, o pão de semolina é uma ótima opção. Além de ser liberado para quem tem restrições ao açúcar do leite, ele pode ajudar quem está no processo de perda de peso ou apenas controlando a alimentação.

O pão de semolina é bem fácil de preparar e ainda oferece os benefícios do trigo de semolina, que é rico em vitaminas e minerais.

Benefícios da semolina

A semolina é extraída a partir do trigo duro, sendo mais leve e digerida lentamente pelo intestino. Com isso, estimula o funcionamento do sistema digestivo e promove mais saciedade. Ela também é rica em potássio, melhorando a função renal, e fonte de fósforo, zinco e magnésio, que ajudam a manter a saúde dos ossos e do sistema nervoso.

O trigo de semolina não possui tanta gordura e colesterol, e é rico em proteínas. Também é boa fonte de minerais como tiamina e folato. Com um leve sabor de nozes, é muito usado para preparar sobremesas, bolos e pratos salgados, como macarrão e massas. Sem falar no pão de semolina, é claro.

pao de semolina

Receita de pão de semolina

Ingredientes:

- 4 xícaras de semolina

- ¾ de xícara de chá de leite de soja

- ¾ de xícara de chá de gérmen de trigo

- 2 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo

- ¼ de xícara de chá de óleo

- Sal a gosto

- 1 e ½ colher de lecitina de soja

- 2 colheres de sopa de caturipy de soja

- Água.

Modo de Preparo:

Misture o óleo, o catupiry de soja, a lecitina, o fermento, o sal, o leite, o gérmen de trigo e a semolina. Mexa bem com as mãos e coloque água aos poucos até ficar bem homogêneo. Quando não estiver mais grudando nas mãos, abra a massa com um rolo. Enrole em formato de pão.

Unte uma forma para pão, coloque a massa e asse por 35 minutos em forno médio preaquecido. Essa receita rende dois pães.

Prepare acompanhamentos

Outra escolha difícil para os intolerantes à lactose é o que passar no pão que não contenha derivados do leite. Por isso, que tal aprender também algumas opções de acompanhamento para o pão de semolina, ambas livres de lactose?

Saiba Mais
Pão de queijo sem lactose cai bem no café da tarde
Pão de forma não precisa ter glúten: Confira uma receita saudável
Prepare bolo de goiabada sem glúten e sem lactose

1. Requeijão caseiro

Ingredientes:

- 250g de tofu

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

- ½ limão espremido

- 1 colher de sopa de água mineral

- 1 colher de chá de sal;

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no processador. Experimente para ver se o tempero está da sua preferência. Depois, é só guardar num pote de vidro com tampa, na geladeira, por até quatro dias e passar no pão de semolina.

2. Patê de biomassa de banana verde com manjericão

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde amolecida

- 1 punhado de folhas de manjericão frescas e limpas

- 1 colher de café de azeite de oliva

- 1 colher de chá de mostarda de Dijon

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no processador até virar uma pasta bem homogênea. A validade da biomassa na geladeira é de cinco dias, então conte a validade do patê a partir do dia de preparo dela.

Gostou das receitas? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios da semolina
pão sem lactose
receita de pão
requeijão sem lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ