Sem Lactose

30/05/2015 05:32 - Atualizado em 03/12/2016 08:56

Quindim sem lactose: Aprenda a fazer essa doce delícia

O quindim brasileiro é inspirado na “Brisa do Lis”, docinho criado em Portugal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quindim ou quindão, tanto faz. Tradicional no nordeste brasileiro, o doce combina o sabor do coco, ovos e açúcar. Se você é dessas pessoas que não vivem sem sobremesa, mas primam por receitas livres para todos os gostos, descubra como preparar a delícia sem lactose.

quindim

O quindim dos portugueses

Diferente do quindim clássico brasileiro, a opção portuguesa leva amêndoas. Chamado de “Brisa do Lis”, o docinho tem origem antiga e teria sido criado no Convento de Santana, já demolido. Para quem deseja provar, confeitarias tradicionais lusitanas recriam a receita.

Ingredientes:

- 5 ovos inteiros

- 2 copos de açúcar

- 1 copo leite de soja

- 1 pacote coco ralado

- 1 colher de sopa margarina sem leite

- Canela em pó a gosto.

Modo de Preparo:

Ligue o forno em temperatura média. Unte uma forma com buraco com margarina e açúcar. Coloque todos os ingredientes da receita no liquidificador. Despeje o conteúdo da vasilha para a forma. Cubra com papel alumínio e leve para o forno em banho-maria por 50 minutos.

Ao fim dos 50 minutos, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 20 minutos. Quando estiver dourado, desligue e espere esfriar. Leve para a geladeira e desenforme o quindim.

Que tal um bolo de quindim?

Se você aprecia um bom quindim, vai gostar muito dessa receita alternativa e nutritiva. Confira os ingredientes e veja como é fácil prepará-la.

Ingredientes da massa:

- 4 ovos

- 1 xícara de açúcar

- 150g de margarina sem lactose

- 6 colheres de sopa de leite sem lactose

- 1 xícara e ½ de farinha de trigo

- 50g de cacau em pó

- 1 colher de café de fermento químico em pó

- 1 colher de café de bicarbonato

- 100g de glucose de milho.

Ingredientes do quindim:

- 2 xícaras de coco fresco ralado

- 2 xícaras de açúcar

- 50g de manteiga sem lactose amolecida

- 12 gemas de ovo caipira.

quindim

Modo de Preparo do bolo:

Misture os ovos e o açúcar na batedeira. Em seguida, coloque a margarina, o leite, cacau em pó e a farinha. Bata bem, até que todos os ingredientes estejam mesclados. Finalize com o fermento. Reserve.

Modo de Preparo do quindim:

Peneire as gemas e coloque em uma tigela com açúcar. Bata e acrescente a manteiga e o coco. Mexa esses ingredientes e reserve. Coloque a glucose em uma panela em banho-maria. Certifique-se de deixar o fogo baixo. Quando estiver derretida, unte uma forma de furo central com a glucose.

Jogue a batida do quindim para dentro da forma untada. Por cima, espalhe a camada de bolo. Cubra o recipiente com papel alumínio e leve para o forno em banho-maria. Deixe assar por uma hora em temperatura média. Retire o papel alumínio e deixe por mais 5 minutos.

Retire do forno e espere esfriar. Quando estiver pronto, esquente a forma em banho-maria. Desenforme o bolo de quindim em um prato grande. Leve para a geladeira. Depois, é só aproveitar essa delícia!

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
ovo
coco
sem lactose
doce

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ