Sem Lactose

02/03/2016 04:00 - Atualizado em 04/12/2016 04:59

Prepare uma receita de rocambole sem lactose

O rocambole pode ser recheado com brigadeiro, geleia ou o que você preferir.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem não gosta de uma receita de rocambole? Com massa fininha e muito recheio, esse doce não precisa de grandes extravagâncias para deliciar as pessoas à mesa. E o bom é que você consegue preparar versões adaptadas para quem tem restrições alimentares, como a intolerância à lactose. Veja a seguir como é simples.

alguém prepara uma receita de rocambole

Receita de rocambole sem lactose

Ingredientes da massa:

- 4 ovos

- 4 gotas de limão

- ½ xícara de açúcar demerara

- 60g de manteiga ghee derretida

- ½ xícara de farinha de arroz integral.

Ingredientes do recheio (sugestão):

- ½ xícara de amendoim

- 2 xícaras de água

- 3 colheres de sopa de cacau em pó

- 6 colheres de açúcar

- 1 pitada de sal

- 1 colher de café de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

Junte as claras em uma tigela e bata com a ajuda de um fouet. Assim que esbranquiçarem, acrescente as gotas de limão. Misture mais um pouco e junte metade do açúcar. Deve ficar semelhante a um chantili. Em outro recipiente, coloque as gemas e o resto do açúcar. Mexa até que os dois ingredientes se misturem. Una os conteúdos das duas vasilhas.

Adicione a manteiga ghee e a farinha de arroz. Mescle os ingredientes delicadamente. Depois, forre uma forma retangular grande com papel-manteiga. Despeje a massa e leve para assar por sete minutos em temperatura média. Retire e aguarde esfriar.

Para o recheio, prepare o leite de amendoim deixando os grãos de molho na água por pelo menos oito horas. Após esse período, descarte o líquido, lave os amendoins e leve-os para uma panela. Coloque água suficiente para cobrir e deixe ferver por dois minutos. Bata no liquidificador com duas xícaras de água e coe.

O leite está pronto! Misture-o em uma panela com o cacau em pó, o açúcar, o sal e a essência de baunilha. Acenda o fogo e mexa sem parar. O ponto perfeito é quando o brigadeiro começa a desgrudar do fundo da panela.

Retire o rocambole da forma junto com o papel-manteiga. Espalhe todo o brigadeiro sobre a massa. Escolha uma das pontas e comece a enrolar. O papel terá grande importância nesse momento. Lembre-se de enrolar de maneira firme para que o visual da receita de rocambole fique ainda mais bonito. Finalize com cacau em pó polvilhado.

Rechear o rocambole com quê?

Com o que você preferir! O brigadeiro é apenas uma sugestão. Dá para preparar vários recheios gostosos e sem lactose para não comprometer a dieta. O leite condensado zero, por exemplo, pode ser fervido e transformado em doce de leite. Os morangos guardados em sua geladeira podem ser misturados com açúcar e reduzidos em forma de geleia. Coloque a sua imaginação para funcionar!

Tem mais alguma ideia de recheio para nossa receita de rocambole? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
intolerância à lactose
sobremesa
restrição alimentar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ