Sem Lactose

29/03/2016 05:00 - Atualizado em 30/11/2016 06:30

Prepare uma receita de bacalhau sem lactose

O bacalhau deve ser dessalgado por 12 horas antes do preparo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é só na sexta-feira santa que a família pode aproveitar uma receita de bacalhau. O peixe é fonte de minerais como zinco, cálcio, fósforo e magnésio. Isso garante proteção aos ossos e ação antioxidante, que combate o envelhecimento precoce. Não bastasses esses benefícios, ele também é rico em ômega 3 e em proteínas, sendo um importante aliado contra o colesterol e a favor do desenvolvimento muscular.

Com tantas vantagens para a saúde, não tem como deixar o bacalhau de fora do cardápio, não é mesmo? Confira a seguir duas receitas deliciosas para o almoço.

receita de bacalhau no prato

Receita de bacalhau à Brás

Ingredientes:

- 500g de bacalhau em lascas e dessalgado

- 4 colheres de sopa de azeite

- 1kg de batata

- 7 ovos médios

- 3 cebolas brancas

- 1 molho de salsinha fresca

- 1 xícara de chá de azeitonas pretas

- Óleo

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Deixe o bacalhau de molho por 12 horas. Troque a água aproximadamente quatro vezes durante o processo.

Descasque e rale as batatas. Lave-as com água e seque-as bem para evitar que elas queimem durante a fritura - você pode deixá-las dentro de um pano e torcer. Despeje o óleo em uma panela e espere esquentar. Jogue as batatas e doure. Escorra até que todo o óleo seja removido.

Corte as cebolas em rodelas e frite-as em uma panela untada com azeite. Acrescente o bacalhau e mexa até que os ingredientes se mesclem. Misture os dois ovos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Espalhe a batata e despeje os ovos mexidos na panela. Misture tudo. Tampe e aguarde.

Assim que a mistura estiver consistente, acrescente as azeitonas pretas e a salsinha. Feche novamente e aguarde mais alguns minutos. Sirva ainda quente.

Receita de escondidinho de bacalhau

Ingredientes da massa:

- 1kg de batatas cozidas e amassadas

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 colher de chá de sal

- ⅔ de xícara de creme de leite vegetal.

Ingredientes do recheio:

- 400g de lascas de bacalhau dessalgado

- 1 cebola pequena picada

- ¼ de xícara de azeite

- 1 xícara de molho de tomate

- 1 colher de sopa de amido de milho

- Salsa picada.

Modo de Preparo:

Junte as batatas amassadas, o azeite e o sal. Misture bem. Divida o purê em duas partes, acrescentando o creme de leite vegetal em uma delas. Reserve.

Aqueça uma panela com azeite e doure a cebola. Adicione o bacalhau e o molho de tomate. Tampe e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. Engrosse o molho com o amido de milho dissolvido em água. Junte a salsinha e misture todos os ingredientes. Desligue o fogo e aguarde esfriar.

Espalhe o purê de batata simples no fundo de um refratário. Despeje o molho de bacalhau. Finalize com a outra metade de purê. Leve ao forno em temperatura média por 15 minutos. Sirva ainda quente.

Qual receita de bacalhau vai ser a sua escolhida? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
almoço
restrição alimentar
dieta
intolerância à lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ