Sem Lactose

02/10/2015 01:48 - Atualizado em 19/10/2016 12:40

Prepare esfirra de carne em casa

Iguaria de origem síria se popularizou nos diferentes continentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que tal fazer uma receita diferente e surpreender a família com um jantar temático? A esfirra de carne foi criada na Síria, popularizada no Líbano e rapidamente levada para diferentes partes do mundo. Na versão original da receita, a massa é a mesma do pão sírio. Ao longo do tempo, ela foi ganhando variações. Confira duas opções livres de lactose.

esfirra de carne

Receita de esfirra de carne

Ingredientes:

- 1 e ½ xícaras de água morna

- ½ xícara de óleo

- 2 colheres de sopa de açúcar

- ½ colher de sopa de sal

- 1 colher de sopa de fermento biológico seco para pão

- ½ kg de farinha de trigo.

Carne moída refogada com cebola, alho e temperos.

Modo de Preparo:

Misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento. Despeje a água morna e, em seguida, junte a farinha de trigo aos poucos. Vá misturando com as pontas dos dedos - sem sovar - até a massa ficar lisa. Se for preciso, acrescente um pouco mais de farinha para dar liga.

Separe pequenas porções da massa e abra-as com as mãos, formando quadrados. Coloque em cada um uma colher de sopa cheia de carne moída. Dobre dois lados do quadrado e junte a parte que sobrou, formando um triângulo.

Asse em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar levemente. Essa receita de esfirra de carne rende em torno de 11 porções.

Saiba Mais
Maquiagem árabe: Ouse nesse estilo poderoso
Salada de frango deixa seu cardápio mais saudável
Faça quibe cru e outras delícias da culinária árabe

Para inovar: Esfirra de frango

Ingredientes do recheio:

- 500g de frango cozido e desfiado

- 4 colheres de sopa de óleo

- ¼ de xícara de molho de tomate

- Sal a gosto  

- Cheiro-verde a gosto.

Modo de Preparo:

Refoque a cebola com o frango e o sal no óleo. Quando tirar do fogo, acrescente o molho de tomate e o cheiro-verde. Depois, basta rechear a massa usando o mesmo procedimento da esfirra de carne. Você pode servir a receita como entrada ou acompanhada de outras delícias árabes, como quibe.

Deu água na boca? Então conte para nós: qual vai ser a sua opção de lanche para o dia de hoje? Vai optar pela esfirra de carne ou pelo recheio de frango? Você também pode aproveitar para sugerir outras maneiras de saborear a delícia! E não esqueça de conferir as dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receita de esfirra
culinária árabe
entrada
salgado

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ