Sem Lactose

08/02/2016 02:00 - Atualizado em 30/12/2016 08:04

Petit four: Veja como preparar biscoitinhos sem lactose

As bolachinhas são perfeitas para o lanche da tarde, em casa ou no trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sabe aquelas bolachinhas pequenas que combinam bem com o lanche da tarde, mesmo quando você está de dieta? Chamados de petit four ("forninho", em francês), esses biscoitos ficam prontos em apenas uma hora. O nome remete aos fornos da França do século 19, pequenos e aquecidos com carvão.

A seguir, confira como preparar duas versões sem lactose de petit four: a de goiabada e a com canela. É para babar de tanta vontade!

Petit four de goiabada

petit four com bule de caféIngredientes:

- 200g de margarina sem lactose

- 300g de maisena

- 1 xícara e ½ de farinha de trigo

- 1 colher de café de fermento em pó

- ¾ de xícara de açúcar

- 1 ovo

- 100g de goiabada.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno em temperatura média e unte uma forma com azeite de oliva. Junte a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em uma tigela.

Acrescente o ovo batido e a margarina sem lactose. Misture com as mãos. Deve virar uma massa úmida e que se desprenda facilmente das mãos.

Faça bolinhas com a massa. Elas devem ter o tamanho de uma cereja. Aperte-as até que fiquem no formato de uma bolachinha. Espalhe-as sobre a forma untada.

Pique a goiabada em cubinhos e coloque os pedaços no centro de cada biscoito. Aperte bem. Leve para o forno e asse por aproximadamente 20 minutos. Retire assim que dourar nas laterais.

Aguarde esfriar e desenforme com cuidado. Essa receita de petit four rende mais ou menos 150 biscoitos. Você terá que fazer diversas fornadas até esgotar a massa preparada. Guarde as bolachinhas em um pote vedado para não perder o toque fresquinho e crocante.

Petit four com canela

Ingredientes:

- 1 gema

- 5 colheres de sopa de açúcar

- 2 colheres de sopa de margarina sem lactose

- 1 xícara e ½ de farinha de trigo

- 1 pitada de fermento em pó

- 1 pitada de bicarbonato de sódio

- 1 colher de chá rasa de canela em pó.

Modo de Preparo:

Mescle a gema com o açúcar. Bata bem. Adicione a margarina e misture mais um pouco. Junte todos os ingredientes secos e despeje o líquido. Deve virar uma massa farelenta. Mexa com as mãos e sove levemente.

Faça pequenas bolinhas e espalhe sobre uma forma untada com azeite de oliva. Aperte-as com a ponta dos dedos.

Leve a forma ao forno preaquecido para assar em temperatura média por 30 minutos. Retire quando os biscoitos estiverem dourados. Espere esfriar para desenformar. Guarde em uma embalagem vedada.

Vai experimentar as receitas? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
lanche da tarde
biscoito
bolacha
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ