Sem Lactose

25/11/2015 02:32 - Atualizado em 26/11/2016 01:08

Pavlova: Aprenda a fazer uma sobremesa com sotaque russo

O doce foi criado para a bailarina Anna Pavlova, russa mundialmente conhecida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A russa Anna Pavlova foi uma das bailarinas mais famosas do mundo. Além de receber coreografias criadas especialmente para ela, também encantou o público com sua interpretação de O Lago dos Cisnes.

A célebre artista morreu aos 49 anos, vítima de uma forte pneumonia. Seu nome ficou eternizado não só entre os amantes da dança, mas também numa sobremesa bastante popular na Austrália e na Nova Zelândia, criada pelo chef Auguste Escoffier. Confira uma versão sem lactose da receita.

pavlova sem lactose

Chantili vegetal para a pavlova

É um item indispensável na receita. Se você preferir, pode optar por versões industrializadas.

Ingredientes:

- 2 colheres de chá de gelatina em pó

- 5 colheres de água

- 240ml de creme de soja

- 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

- 1 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Bata o creme de soja na batedeira por alguns minutos. Em seguida, adicione o açúcar, a gelatina e a essência de baunilha. Quando estiver cremoso, desligue. Leve para a geladeira por 40 minutos.

Saiba Mais
Creme de leite sem lactose garante sobremesas saudáveis
Quindim sem lactose: Aprenda a fazer essa doce delícia
Aprenda a fazer sorvete de pistache sem lactose

Pavlova sem lactose

Vale adicionar outras frutas, como romã ou mirtilo.

Ingredientes:

- 4 claras de ovo

- 16 colheres de sopa de açúcar

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- 1 colher de chá de vinagre

- 2 colheres de chá de amido de milho

- 200ml de chantili vegetal

- 3 kiwis

- 15 morangos

- 10 cerejas em calda.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Bata as claras em neve. Aos poucos, adicione o açúcar, criando um merengue cremoso. Em seguida, acrescente a essência de baunilha, o vinagre e o amido de milho. Bata por aproximadamente dois minutos.

Forre uma forma redonda com papel-manteiga. Por cima, espalhe um pouco de amido de milho. Despeje o merengue. Cuide para não aproximar o creme perto das bordas. Para deixar as laterais mais altas, afunde o creme no centro da forma, com uma colher. 

Asse por mais ou menos cinco minutos. Após esse tempo, reduza a temperatura para 120 graus e deixe assar por mais 20 minutos. Quando estiver levemente dourado, retire e espere esfriar. O papel-manteiga deve ser retirado quando o merengue estiver em temperatura ambiente.

Retire o chantili vegetal da geladeira e bata bem. Posicione o disco de merengue sobre um prato e, por cima, preencha com o chantili. Corte as frutas e espalhe-as sobre a pavlova. Para finalizar, use um pouco da calda das cerejas.

Que achou da receita? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ