Sem Lactose

19/12/2015 05:00 - Atualizado em 01/12/2016 05:53

Passo a passo: Faça pão de cebola sem leite

A receita sem lactose também pode ser adaptada para intolerantes ao glúten.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com sabor suave e ao mesmo tempo marcante, o pão de cebola é feito com ingredientes livres de lactose. Também é possível substituir a farinha e o fermento, garantindo uma receita sem glúten. Ou seja, o resultado é saudável e surpreendente. Veja como fazer!

pão de cebola

Pão de cebola sem lactose

Ingredientes:

- 2 ovos

- ¾ de xícara de óleo

- 1 colher de sobremesa rasa de sal

- 1 colher de sopa de açúcar

- 1 xícara e ½ de água morna

- 1 cebola grande picada

- 15g de fermento seco para pão

- 1kg de farinha

- Gema para pincelar

- Orégano para polvilhar.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a água morna, a cebola e o fermento. Após cinco minutos, despeje numa tigela e acrescente a farinha aos poucos. Assim que terminar de misturar, jogue a massa numa mesa enfarinhada e comece a sovar até que ela fique lisa e elástica.

Modele a massa em formato de bola e coloque numa tigela untada com óleo. Cubra com uma toalha e deixe descansar dentro do forno desligado. Espere 40 minutos ou até que dobre de tamanho.

Em seguida, dê leves soquinhos na massa e espalhe-a novamente sobre a mesa enfarinhada. Corte em pequenas bolinhas e as modele da forma que preferir. Cubra com um pano molhado torcido por mais ou menos dez minutos. Dê uma leve amassada e modele novamente.

Espalhe os pães sobre uma forma untada e enfarinhada. Cubra novamente com pano e deixe descansar por mais 30 minutos em ambiente abafado. Pincele com a gema batida e polvilhe um pouco de orégano.

Leve para assar no forno preaquecido a 180 graus. Deixe lá por 40 minutos. Quando o pão de cebola estiver pronto, deixe esfriar sobre grade. Depois, guarde em saquinhos plásticos.

[[saiba_mais]]

Além do pão de cebola

Outra opção é o pãozinho de forma feito no liquidificador. Incremente a receita com pedacinhos de cebola e alho e aproveite!

Ingredientes:

- ½ xícara de óleo

- 2 ovos

- 1 xícara e ¼ de água morna

- 1 sachê de fermento biológico seco

- 3 xícaras de farinha de trigo

- Sal a gosto

- 1 colher de sobremesa de açúcar

- Óleo para untar

- Farinha de trigo para polvilhar a forma.

Modo de Preparo:

Bata bem o óleo e os ovos no liquidificador. Adicione a água e o fermento. Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Acrescente o conteúdo batido. Mexa tudo com uma colher de pau.

Despeje a massa em uma forma de pão untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno desligado para crescer por 20 minutos.

Retire, preaqueça o forno a 180 graus e leve a massa para assar. Deve demorar uma hora. Espere esfriar e desenforme com cuidado.

Que tal experimentar o pão de cebola no próximo lanche da tarde? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pão caseiro
pão rápido
intolerância alimentar
receitas adaptadas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ