Sem Lactose

16/06/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 08:12

Opção aos intolerantes: bolo de alfarroba não contém glúten nem lactose

Veja como preparar o bolo de alfarroba, opção saudável e saborosa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Doenças que provocam a intolerância a substância como lactose e glúten podem parecer, em um primeiro momento, o fim do mundo para amantes de boas guloseimas. Mas há alternativas para quem não abre mão delas. O bolo de alfarroba é uma. Trata-se de uma delícia feita com chocolate de alfarroba, versão mais saudável do tradicional, livre de glúten e lactose. E o melhor: não perde nada em sabor.

Bolo de alfarroba é opção universal

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O bolo de alfarroba constitui-se de alternativa saborosa de alimentação para intolerantes a glúten e lactose. Mas você sabe o que são glúten e lactose - e por que, para muita gente, é tão difícil abandoná-los?

A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e produtos que dele derivam. A intolerância à lactose se dá quando o intestino delgado não produz lactase, enzima que ajuda o organismo a absorver a substância. O problema pode ocasionar inchaço abdominal, cólicas, diarreia, flatulências e náuseas. Em crianças pequenas, pode ter como implicação um crescimento mais lento, ou perda de peso. Suas causas podem ser cirurgia intestinal, infecções virais ou bacterianas no intestino delgado ou doenças intestinais específicas.

Já o glúten trata-se de uma proteína, composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. A intolerância ao glúten é causada pela doença celíaca, que também é conhecida por enteropatia sensível, uma resposta autoimune do organismo à gladina. Ela atua fazendo o sistema imunológico do portador da doença aja, quando há contato do glúten com a mucosa intestinal, produzindo anticorpos contra as células do próprio organismo. Isso ocasiona a inflamação, encurtamento e achatamento das dobras intestinais, diminuindo assim a digestão e absorção, podendo ter como consequência atrofia das vilosidades. Costumam conter glúten alimentos como pães, bolos, pasteis, biscoitos, massas, bebidas destiladas, produtos feitos com chocolate e café e produtos industrializados, feitos com farinha de trigo, centeio, cevada e aveia. 

Bolo de alfarroba, o chocolate saudável

Como não possui glúten e lactose, a alfarroba é conhecida como o “chocolate saudável”. A alfarroba configura-se como uma vagem comestível, parecida em aparência com o feijão. Ela vem da alfarrobeira, uma árvore selvagem nativa da costa do Mar Mediterrâneo. Seu sabor é adocicado e, se extraído o pó ou farinha, derivado da polpa da vagem torrada e moída, temos aí um ótimo substituto ao cacau. Então uma boa pedida aos intolerantes à lactose ou ao glúten é o bolo de alfarroba.

Confira abaixo como preparar uma receita especial do bolo de alfarroba:

Receita do bolo de alfarroba

Massa:

- 4 ovos 

- 1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar de coco) 

- 1 xíc. (chá) de alfarroba em pó 

- 1/2 xíc. (chá) de óleo de coco 

- 1 xíc. (chá) de água quente 

- 2 xíc. (chá) de farinha de arroz integral 

- 2 col. (sopa) de semente de linhaça (opcional) 

- 1 col. (sopa) de fermento em pó 

- Óleo de coco e canela em pó (para untar a fôrma). 

Ganache:

• 1 copo (200 ml) de leite sem lactose ou bebida vegetal (coco ou amêndoa) 

• 1 col. (chá) de farinha de arroz integral 

• 3 col. (sopa) de alfarroba em pó 

Modo de fazer:

Preparar o bolo de alfarroba é fácil. Primeiro, bata os ovos e o açúcar na batedeira até dobrar o volume. Acrescente a alfarroba e o óleo e bata mais um pouco. Desligue o aparelho e junte a farinha e a água aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, ligue novamente a batedeira em velocidade baixa. Desligue e junte a linhaça (opcional) e o fermento. Coloque em uma forma antiaderente untada com óleo de coco e polvilhada com alfarroba ou canela em pó e asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos (ou faça o teste do palito). Espere amornar e desenforme. Para o ganache, junte os ingredientes em uma panela antiaderente, leve ao fogo baixo e mexa até tudo se desgrudar do fundo. Deixe esfriar e cubra o bolo.

Rende: 16 fatias finas.

Calorias por fatia: 150.

Se você se interessou pela receita, ou já testou ela em casa, conte-nos um pouco sobre a sua experiência e o que você achou do bolo.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ