Sem Lactose

13/09/2014 04:00 - Atualizado em 10/12/2016 01:48

Mingau sem lactose não perde a essência do sabor. Veja como fazer

Com quinoa, a receita de mingau sem lactose substitui a original de aveia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Açúcar presente no leite e derivados, a lactose, quando não processada pelo metabolismo, acaba provocando desconfortos que vão de náuseas, gases, inchaço e diarréia a assaduras na região anal. Portanto, a pessoa intolerante à proteína, deve privar-se do consumo de leite de vaca e cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, creme de leite, e biscoitos e pães ao leite, além de leite condensado, dentre outros alimentos. O mingau, que tanto lembra a infância, endossa a lista de proibições. Contudo, há alternativas para as crianças e adultos que não abrem mão da sobremesa.

mingau-sem-lactose

O mingau sem lactose já pode ser encontrado no mercado brasileiro e a sugestão é que seja preparado com leite de soja fortificado com cálcio ou bebida de arroz. Há também alternativas como a quinoa, ingrediente capaz de produzir um mingau sem lactose muito saboroso.

Receita de mingau sem lactose

Ingredientes:

1 xícara de quinoa em grãos

1 e 1/2 xícara de água

1 e 1/2 xícara de leite vegetal

1 pitada de sal

1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de canela em pó

Sugestões:

1/4 xícara de uva-passa

1/4 xícara amêndoas ou nozes

Frutas frescas

Modo de preparo:

Coloque a água, o leite vegetal e a pitada de sal no fogo. Quando ferver, junte a quinoa. Tampe a panela e reduza o fogo para médio. Deixe cozer por 20 minutos.

Mexa para certificar-se da consistência, que deve ser similar a do mingau de aveia.

Quando achar que o mingau sem lactose atingiu a textura adequada, retire-o do fogo e misture o mel e a canela. Se está de acordo com a sugestão da uva-passa e das amêndoas/nozes, agregue-as.

Frutas frescas costumam deixar este mingau sem lactose ainda mais gostoso. Portanto, banana, morangos e mirtilos são capazes de dar um toque final à receita.

Saiba mais sobre o mingau sem lactose

Todo mingau sem lactose tem como aliados também os leites de alpiste, linhaça, aveia, coco e amêndoas.

Como o número de pessoas incapazes de aceitar a proteína do leite parece não ser tão pequeno, a indústria de alimentos se empenha em desenvolver novas soluções para este grupo – o mingau sem lactose é sem dúvida uma delas.

A pouca aceitação da lactose no organismo de alguns tem explicação genética, quando o indivíduo nasce sem a enzima que realiza a quebra da lactose; e metabólicas, quando a pessoa deixa de produzir esta substância que processa o açúcar do leite ao longo da vida, ou pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.

A intensidade dos sinais varia de pessoa para pessoa. Sabe-se, porém, que as reações da ingestão de leite e derivados pelo intolerante podem aparecer logo após a ingestão da bebida ou mesmo depois de horas, tudo varia conforme a quantidade consumida e a porção de lactose que cada indivíduo consegue suportar.

O teste para avaliação de intolerância à lactose já é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, caso desconfie de qualquer dificuldade em processar laticínios, peça ao médico a realização do exame, que precisa ser feito em jejum.

Curta a página Vivo Mais Saudável e comente abaixo o que achou da receita!

TAGS
intolerância
doença
lacticínios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ