Sem Lactose

24/09/2015 10:02 - Atualizado em 03/12/2016 01:32

Manteiga ghee é alternativa para intolerantes à lactose

O preparo é feito a partir da manteiga tradicional, em um processo que elimina a proteína do leite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As restrições para quem sofre com intolerância à lactose são bastante inconvenientes. Até mesmo saborear um pãozinho com manteiga pode ser motivo para um desconforto intestinal. No entanto, o problema pode ser contornado com a manteiga ghee, uma alternativa que está agrandando muita gente por aí.

A versão livre da lactose é, inclusive, mais saudável, além de ser muito fácil de fazer. Preparada a partir do leite de vaca, assim como a tradicional, a manteiga ghee passa por um processo de retirada de impurezas, resultando em um produto mais puro e livre do açúcar do leite. Faça em casa e aproveite o ingrediente no seu cardápio diário!

manteiga ghee

Aprenda a preparar a manteiga ghee

Que tal permitir-se aproveitar essa delícia? Lembre-se de armazenar a sua manteiga ghee em um pote de vidro, garantindo maior durabilidade. Quando refrigerada, ela tem uma validade de três dias. Em temperatura ambiente, deve ser consumida no máximo 48 horas após o preparo.

Ingredientes:

- 250g de manteiga sem sal.

Modo de Preparo:

Despeje a manteiga em uma panela e leve ao fogo, em temperatura de média para alta. A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que, nessa etapa, ela formará uma espuma e, em seguida, deve baixar. Quando surgir a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo. Haverá cristais no fundo da panela, que são a lactose.

Após esfriar, coe a manteiga e guarde-a em um pote de vidro. Deixe no freezer até endurecer e estará pronta para ser utilizada.

Como inserir a manteiga no cardápio

Se acompanhada de uma fatia de pão ou um bolinho a manteiga ghee já fica uma delícia, na gastronomia mais elaborada ela também é uma ótima aliada. Arroz, carnes e refogados em geral são algumas opções de uso. Lembre-se que, por ser mais concentrada, uma pequena quantidade de ghee já oferecerá um sabor marcante.

Vale ressaltar, também, que em alguns preparos é possível haver alguns resquícios da lactose. Por isso, é importante fazer a manteiga ghee caseira com cuidado, garantindo a eliminação completa do açúcar do leite.

Ainda, o consumo deve ser moderado, já que, mesmo sendo uma receita mais saudável, ainda há presença de gorduras saturadas.

Saiba Mais
Receita de empadão é opção saudável sem lactose
Tenha liberdade na cozinha com o molho branco sem lactose
Conheça mais sobre a manteiga sem lactose

Para mulheres fãs de tratamentos de beleza caseiros, uma boa notícia: a ghee pode ser usada na pele e até nos cabelos como alternativa para hidratação. Antes de recorrer ao truque, porém, faça um teste com uma pequena quantidade para evitar reações adversas, como irritações.

Você tem alguma sugestão de receita com manteiga ghee? Deixe um comentário e compartilhe seu conhecimento com outros leitores do Vivo Mais Saudável! E aproveite para conferir nossas dicas de alimentação.

TAGS
manteiga sem lactose
receita
restrição alimentar
intolerância à lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ