Sem Lactose

05/06/2015 09:32 - Atualizado em 10/12/2016 06:37

Leite de soja em pó pesa no bolso do consumidor

O alimento é capaz de controlar o colesterol e amenizar sintomas da menopausa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O leite de soja é uma opção nutritiva para os intolerantes à lactose. A bebida é feita a partir da leguminosa e possui proteínas, vitamina A e vitamina B12. Uma alternativa prática é o leite de soja em pó, que, apesar de ser mais caro, tem mais durabilidade. Conheça prós e contras do produto.

Benefícios do leite de soja em pó

Controla o colesterol

O consumo do leite de soja pode melhorar os níveis de colesterol no sangue e a saúde do coração, pois o grão possui quantidades mínimas de gordura saturada. O indicado é ingerir no mínimo 25 gramas da proteína da soja por dia.

leite de soja em po

É livre para pessoas com restrições alimentares

O leite de soja é uma alternativa saudável para pessoas que tenham alergias ou intolerância à lactose e também ao glúten, pois é livre dessas substâncias.

Ameniza sintomas da menopausa

Segundo estudo de 2012 da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, consumir soja diariamente pode reduzir em até 26% os episódios das ondas de calor, muito frequentes em que está passando pela menopausa.  

O trabalho foi publicado no periódico Menopause: The Journal of the North American Menopause Association e envolveu 1,2 mil mulheres. Com base nos estudos, os pesquisadores perceberam que o consumo de pelo menos 15 gramas diários de soja - seja em proteína, leite de soja em pó ou líquido - beneficia a saúde da mulher.

Os efeitos positivos são resultado das quantidades de isoflavona, essencial para a dilatação dos vasos sanguíneos e para a melhora de pressão do sangue. Um copo de leite de soja em pó ou líquido, por exemplo, oferece cerca de 25 miligramas do componente.

Contraindicações do leite de soja em pó

A isoflavona, que auxilia as mulheres em período de menopausa, pode ser prejudicial para quem possui problemas na glândula tireoide. Apesar de ser uma alternativa para os intolerantes à lactose, o leite de soja em pó ou líquido deve ser consumido com cuidado.

A pessoa deve verificar se não possui alergia à soja, que pode acarretar urticária, inflamação na garganta e dificuldade para respirar. Se você não está acostumado com o consumo de produtos com soja, é possível que apresente alguns problemas gastrointestinais, como náuseas e prisão de ventre. Além disso, podem surgir alterações do sono e enxaqueca.

Onde encontrar leite de soja em pó

O produto é comercializado em supermercados, mas você irá notar uma diferença de valores. O leite de soja em pó, dependendo da marca, pode custar entre 20 e 40 reais por lata. Já o leite de soja líquido custa de 6 a 10 reais por caixinha. Enquanto isso, o leite em pó tradicional fica entre 8 a 15 reais por lata.

Você gosta de leite de soja? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem lactose
contraindicações
nutrientes
isoflavona

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ