Sem Lactose

27/06/2015 04:33 - Atualizado em 04/12/2016 06:53

Leite de quinoa é saudável e fácil de fazer

Apesar de todos os seus benefícios, o leite de quinoa não é indicado para o consumo por bebês.

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Redação

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O leite vegetal é uma opção cada vez mais frequente, em especial por intolerantes à lactose. Preparado com sementes e água, o leite de quinoa é uma poderosa alternativa para quem deseja potencializar o consumo de cálcio e fibras em sua dieta.

Com uma série de benefícios importantes para a saúde, o alimento só não deve ser consumido por bebês, já que pode dar origem a alergias. Saiba mais sobre o leite e veja como prepará-lo em casa, em uma receita simples e rápida.

leite de quinoa

Benefícios do leite de quinoa

Giovanna Stefani, nutricionista, preparou uma lista na qual relaciona os principais benefícios do leite de quinoa para o organismo. Confira os principais e avalie a inclusão da bebida na sua alimentação:

- É rico em proteínas 

- Contém vitaminas A, B1, B2 e B3, B6, E e C e os minerais ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e cálcio

- É fonte de vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do intestino e no controle do colesterol e da glicose 

- Ajuda a amenizar os sintomas da TPM através dos fitoestrógenos, substâncias que imitam as ações de hormônios 

- É livre de glúten, sendo um dos alimentos recomendados para quem enfrenta a doença celíaca.

Como preparar o leite de quinoa

O consumo recomendado da quinoa é de duas colheres de sopa por dia. Essa quantidade é suficiente para a ingestão como acompanhamento de frutas, com iogurtes ou até mesmo para se preparar uma porção de leite de quinoa. Veja como fazer essa receita que dura até três dias na geladeira.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de quinoa em grãos

- 250 ml de água.

Modo de Preparo:

Coloque os grãos de quinoa em uma panela com 250 ml de água. Deixe ferver e, em seguida, jogue a água fora. Faça esse mesmo procedimento novamente, deixando a água ferver por aproximadamente 15 minutos. Desligue o fogo e leve o conteúdo da panela para o liquidificador. Bata bem.

Coe o leite de quinoa com a ajuda de uma pano de prato específico para essa atividade. Guarde o líquido em uma jarra com tampa.

A substituição vale?

Segundo Giovanna, a ideia de substituir um leite por outro não é recomendada, mas depende da faixa etária. "Após a fase de amamentação, por exemplo, não é necessário o leite em si, mas sim o cálcio”, diz a nutricionista. De acordo com o Ministério da Saúde, um adulto precisa ingerir 1000mg de cálcio por dia.

Para muitas pessoas, no entanto, a diversificação das fontes de cálcio pode ser uma boa ideia. “O leite de quinoa é uma ótima opção para quem tem intolerância a lactose ou alergia à proteína do leite de vaca”, comenta.

A principal diferença entre os leites é o gosto característico da semente. Além disso, as oleaginosas rendem um leite mais gorduroso, mas ainda assim mais “ralo” que o originado na vaca.

Fique ligado! Algumas oleaginosas são alergênicas, por isso, não é recomendado incluir esse tipo de alimentação para bebês sem indicação de um pediatra ou de um nutricionista.

Gostou de saber mais sobre o leite de quinoa? Deixe um comentário! E fique por dentro das novidades e dicas de nutrição no Vivo Mais Saudável.

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