Sem Lactose

26/06/2015 11:14 - Atualizado em 21/11/2016 08:22

Leite de castanha: Sem glúten, lactose e pouca gordura

Consumo do leite de castanha oferece benefícios para a pele e ajuda na prevenção de doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sem lactose e com baixo teor de gordura: essas características fazem do leite de castanha uma opção saudável para os veganos e intolerantes ao açúcar do leite. Feito a partir da oleaginosa, é uma alternativa aos compostos de soja e arroz.

É possível fazer o leite de castanha com diferentes ingredientes, como amêndoas, castanha-do-pará, nozes e amendoim. O sabor varia um pouco, mas a consistência permanece praticamente a mesma, sendo possível substituir o leite de vaca em algumas receitas.

leite de castanha

Os benefícios do leite de castanha

Em função da sua origem vegetal, o leite de castanha tem um teor de gordura bastante reduzido, contribuindo para dietas de baixa caloria. Por isso, ajuda no controle de peso e garante o consumo de gorduras saudáveis.

Com poucos carboidratos, contribui para não elevar as taxas de açúcar na corrente sanguínea, sendo indicado para a dieta de diabéticos, proporcionando baixo índice de glicemia.

Por ter zero lactose, pode ser incluído no cardápio dos intolerantes a essa substância. Também não possui adição de hormônios por ser feito em casa.

As castanhas são fonte de vitamina E, que possui antioxidantes. Por isso, melhoram a saúde da pele, deixando-a mais bonita e combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, possuem na sua composição vitaminas do complexo B, riboflavina e ferro.

Sem gordura saturada em nenhuma das suas receitas, o leite de castanha é livre de colesterol. Toda a gordura desse tipo de leite é saudável, sendo formada por ômegas e ácidos graxos, que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e da hipertensão.

Para completar, o leite não possui glúten e está liberado para consumo dos intolerantes às farinhas de trigo e arroz.

Não é necessário refrigerar a receita. Em temperatura ambiente, ela pode ser levada ao trabalho, à escola e em passeios. No calor, a dica é beber gelada.

Como fazer o leite de castanha

leite de castanhaPara preparar a receita de leite de castanha, não é necessário remover a sua pele. No final do processo de preparo, elas ficam presas no guardanapo que é utilizado para coar. 

Ingredientes:

- 1 xícara de castanhas

- 2 xícaras de água filtrada.

Modo de Preparo:

Coloque as castanhas de molho na água e as deixe assim por seis horas. A água deve cobrir a superfície das oleaginosas em um dedo. 

Terminado esse período, coloque as castanhas no liquidificador. Bata-as com as duas xícaras de água filtrada.

O resultado será uma massa líquida, que você despejará em um guardanapo de louças, ou pano de prato, sobre uma jarra.

Esprema até que todo o leite seja extraído no recipiente. Você pode consumir com mel ou canela, quente ou gelado.

As castanhas podem ser substituídas no preparo do leite por qualquer tipo de oleaginosa, como nozes e amendoim. No entanto, ele possui pouco teor de proteínas, não sendo recomendável para quem quer criar músculos ou fazer uma dieta para conquistar massa magra.

O cálcio é outra substância que não está presente em grande quantidade nesse tipo de leite. Se você busca um cardápio rico nesse composto, é necessário procurar outros alimentos que o forneçam.

E aí, vai preparar essa receita em casa? Depois deixe um comentário! E se mantenha sempre por dentro das dicas de nutrição e das demais novidades que encontra aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
sem lactose
colesterol
leite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ