Sem Lactose

15/06/2015 04:49 - Atualizado em 02/12/2016 09:43

Leite de alpiste é anti-inflamatório e ajuda a emagrecer

Utilizado como ração para pássaros, o alpiste virou opção para quem quer emagrecer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais conhecido e usado como ração para pássaros, o alpiste vem sendo utilizado como opção em dietas, principalmente entre praticantes de exercícios físicos. Se você misturar a semente em água e deixá-la de um dia para o outro, pronto: você terá o leite de alpiste para consumir.

Sem lactose, o leite de alpiste é considerado um anti-inflamatório natural, rico em vitaminas E e B, com ação antioxidante e enérgica para o organismo. Veja os benefícios e cuidados ao introduzir essa opção na sua alimentação.

Receita de leite de alpiste

Nessa receita, o alpiste usado é do tipo comum, o mesmo que serve para alimentar pássaros. Você deve primeiro higienizar as sementes, peneirando-as e lavando-as com água corrente. Depois, coloque-as em um recipiente com água para hidratar. Em seguida, feche, guarde e deixe de molho por um período entre oito e 12 horas.

Após hidratadas, as sementes precisam ser lavadas novamente. Coloque a mistura da água e do alpiste no liquidificador e bata por cerca de dois minutos. Para coar o leite de alpiste, você deve utilizar uma panela furada, com um tecido - como o voal de cortina - preso com elástico. Não coe em peneiras.

Para um litro de água são necessárias cinco colheres de sopa da semente. O leite deve ser consumido no mesmo dia, pois não possui conservantes. Ele pode ser acompanhado com canela, frutas in natura e frutas secas.

leite de alpiste

Benefícios para a saúde

Gracyanne Barbosa, a musa fitness do Instagram e esposa do pagodeiro Belo, é adepta do leite de alpiste. Ao acordar, ela faz o desjejum com um copo de duas colheres de sopa de alpiste batidas no liquidificador na noite anterior.

Porém, a nutricionista Michele Blankenheim afirma que não há publicações científicas suficientes que determinem exatamente os benefícios do leite de alpiste. Ainda assim, a semente é considerada fonte de proteína, rica em vitamina E e apontada como anti-inflamatória e antioxidante.

Por isso, o leite de alpiste pode ser indicado para quem deseja perder peso, já que as células adiposas do organismo - aquelas que produzem gordura - são inflamatórias. No entanto, a especialista esclarece que, como qualquer outro alimento, ele não faz milagres sozinho.

Caso deseje consumi-lo, combine a ingestão a uma dieta regrada e à prática de atividades físicas. “Ele pode ser incluído nos lanches, acompanhado de frutas, por exemplo. É necessária uma boa alimentação, pois nenhum alimento sozinho é capaz de trazer vantagens. O estilo de vida precisa mudar para podermos ver os benefícios”, destaca Michele.

Riscos do consumo

Pessoas com tendência a inflamação intestinal podem sentir irritação e inchaço devido à alta quantidade de fibras do alpiste. A nutricionista aponta que o principal risco do consumo é substituir refeições pela bebida, o que pode causar alguma carência nutricional. Além disso, por conter proteínas, também pode causar alergias.

Michele chama atenção para as substituições dos tipos de leite. “Não se pode substituir o leite de vaca por um 'leite' vegetal. O alimento é fonte de proteínas e gorduras e a principal origem de cálcio. Não podemos esquecer que o leite de alpiste é proteína de fonte vegetal, que não é bem aproveitada pelo organismo”, esclarece a nutricionista.

Você consumiria esse alimento? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas para sua dieta aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
leite vegetal
benefícios do alpiste
Gracyanne Barbosa
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ