Sem Lactose

26/08/2015 01:32 - Atualizado em 26/11/2016 05:42

Intolerante à lactose? Faça leite de gergelim em casa

Rico em cálcio, fibras e gorduras boas, o leite vegetal ajuda a controlar diabetes e colesterol.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os chamados leites vegetais são alternativas saborosas e nutritivas para quem tem intolerância à lactose, segue uma dieta vegana ou, simplesmente, decidiu reduzir o consumo dos laticínios tradicionais. O leite de gergelim é uma dessas opções, que pode ser feita em casa mesmo e oferece uma série de benefícios.

Rápido e prático, o leite de gergelim é rico, principalmente, em cálcio, o que contribui para ossos mais fortes e protege contra problemas como osteoporose. Além disso, é uma boa fonte de proteínas, importantes na formação de células do corpo humano e na recuperação e na construção dos músculos.

Aprenda a preparar essa receita e garanta uma alimentação mais saudável.

leite de gergelim leite vegetal

Experimente: Leite de gergelim caseiro

Ingredientes:

- 1 xícara de gergelim bege ou preto (o preto é o que tem maior teor de cálcio, ferro e antioxidantes)

- 3 xícaras de água filtrada.

Modo de Preparo:

Deixe o gergelim de molho na água por entre oito e 12 horas. Depois desse tempo, jogue a água fora. Bata o gergelim hidratado liquidificador com três ou quatro xícaras de água filtrada, dependendo da consistência que você deseja. Coe e, depois, é só servir.

Dica: use o que sobrar para fazer ricota de gergelim. É só temperar a gosto. Vale usar orégano, salsinha, sal rosa, óleo de gergelim ou azeite.

Os benefícios dos leites vegetais

Um dos grandes pontos positivos do leite de gergelim e de outros leites vegetais é a taxa reduzida de gordura. O derivado da vaca, conhecido como fonte de cálcio e proteínas, é bastante gorduroso e, por isso, deve ser consumido com moderação.

Além disso, para evitar a carência de nutrientes, os intolerantes à lactose devem buscar alternativas para oferecer ao organismo o que é privado pela falta de consumo do leite.

Saiba Mais
Leite de cabra melhora a circulação e alivia inflamações
Leite de quinoa é saudável e fácil de fazer
Leite de alpiste é anti-inflamatório e ajuda a emagrecer

O ideal é desfrutar do sabor puro. No entanto, para quem preferir, é possível preparar outras receitas com esses tipos de leite, especialmente na fase em que a pessoa estiver se acostumando com a novidade. Vitaminas, lanches e até pratos salgados podem ser boas alternativas de consumo.

O leite de soja foi um que se popularizou através dos anos. Porém, muitas pessoas desconhecem as demais possibilidades. Além do leite de gergelim, é possível preparar variações com amêndoas, aveia, arroz e nozes, por exemplo.

Vale lembrar que o gergelim, em especial, é benéfico no combate à prisão de ventre, pois lubrifica o intestino. Ele ajuda no controle do diabetes e do colesterol, pelo alto teor de fibras, e ainda contribui no processo de digestão.

Que tal adicionar os leites vegetais à sua dieta e desfrutar de uma alimentação mais rica e saudável? Uma alimentação balanceada é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo e, ainda, sentir-se mais disposto no dia a dia.

Se você conhece receitas com leite de gergelim, aproveite para deixar um comentário e compartilhar suas informações com outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
leite vegetal
benefícios do gergelim
ricota de gergelim
receita caseira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ