Sem Lactose

07/10/2015 07:33 - Atualizado em 17/11/2016 07:42

Inove na cozinha com o galette des Rois sem lactose

De origem francesa, o doce virou símbolo do Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Considerada uma das iguarias mais famosas da França, a galette des Rois é uma alternativa perfeita para quem busca uma receita especial. Segundo a tradição, esse bolo deve ser preparado no dia 6 de janeiro, na celebração do Dia de Reis, mas dá vontade de saboreá-lo o ano todo.

Confira como aprender a fazer essa delícia numa versão sem lactose.

galette des rois

Galette des Rois sem lactose

Ingredientes:

- 7 folhas de arroz (você também pode usar crepes ou panquecas fininhas)

- ½ xícara de chá de farinha de amêndoas ou de amêndoas batidas no processador

- 4 damascos secos 

- ¼ de xícara de chá de açúcar demerara

- 1 colher de café de água de rosas

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

- 2 colheres de sopa de mel

- 3 gotas de extrato de baunilha.

Modo de Preparo:

Unte uma forma de fundo removível com óleo vegetal. A sugestão é um recipiente de 15 centímetros de diâmetro. As folhas de arroz precisam ser hidratadas, então mergulhe cada uma num prato com água morna e mexa até que fiquem maleáveis. Você também precisará usar a água morna para hidratar os damascos durante 30 minutos.

Coloque a primeira folha de arroz sobre a forma. Em seguida, misture o mel, o azeite de oliva e o extrato de baunilha num recipiente à parte e pincele o caldo na folha. Insira mais uma camada e vá repetindo o procedimento.

O recomendado é hidratar as folhas uma a uma para que elas não grudem no prato. A base será composta por quatro delas.

Bata no processador o damasco hidratado até virar um purê. Misture a farinha de amêndoas, o açúcar demerara e a água de rosas. Despeje um pouco de água para formar uma pasta. Se a massa continuar seca, acrescente mais água aos poucos até atingir a textura.

Espalhe o recheio na forma e puxe as laterais das folhas para o centro. Hidrate mais três folhas de arroz para o topo, repetindo o procedimento de intercalá-las com a mistura de azeite e mel. Pincele a última camada e leve ao forno médio preaquecido a 180 graus por 30 minutos.

Saiba Mais
Damasco faz bem para a pele e previne doenças
Aproveite os benefícios do azeite de oliva na sua dieta
Entenda as características dos diferentes tipos de mel

O Dia de Reis

Na tradição cristã, a data comemora a visita dos três reis magos a Jesus após seu nascimento. A sobremesa francesa virou símbolo da confraternização familiar e acabou ganhando adeptos em diferentes partes do mundo pelo seu sabor marcante. No entanto, mesmo que esteja atrelada aos costumes, ela pode ser saboreada como um ótimo lanche da tarde.

Pronto para experimentar a galette des Rois? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo
Dia de Reis
sobremesa
lanche da tarde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ