Sem Lactose

09/09/2014 11:00 - Atualizado em 30/11/2016 01:26

Incremente seu cardápio com 3 receitas sem lactose fáceis de fazer

Receitas sem lactose são essenciais para quem possui restrições alimentares.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O leite e seus derivados sempre foram base da maior parte das receitas que compõem a culinária brasileira. O problema é que o número de casos de intolerantes à lactose cresce cada vez mais no país e é preciso pensar em adaptar os alimentos, criando receitas sem lactose. Além disso, muitas pessoas já adotaram dietas sem lactose em busca do emagrecimento e da melhora na saúde.

Por que escolher receitas sem lactose


Apesar de os elementos contidos no leite serem de fundamental importância para o corpo humano, principalmente o cálcio, o consumo excessivo do alimento e de seus derivados pode ser prejudicial para a saúde. Pesquisas apontam que uma alta quantidade de lactose na dieta pode causar o aumento do colesterol e dos níveis de gordura no fígado e no abdômen.

Ingerir muito leite também pode aumentar os riscos de câncer no intestino. Por isso, o ideal é que você substitua alguma das receitas tradicionais por receitas sem lactose e diminua o consumo dessa substância.

receitas-sem-lactose

3 opções de receitas sem lactose

Bolo de Chocolate

Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 2 xícaras de açúcar

- 1 xícara de água morna

- ¾ de xícara de óleo de coco extra virgem

- ½ xícara de cacau em pó

- 3 ovos

- 1 colher de sopa de fermento.

Modo de Preparo:

Esta é uma das receitas sem lactose mais procuradas. Afinal, ninguém resiste a um bolo de chocolate.

- Para prepará-lo pré aqueça o forno a 180ºC. Separe as gemas e as claras dos ovos. Bata as claras em neve e reserve.

- Bata o açúcar com o óleo. Acrescente as gemas,a farinha, a água e o cacau. Bata até que se forme uma mistura homogênea com pequenas bolhas de ar. Mexendo levemente a mistura, junte as claras e o fermento.

- Unte uma forma média e despeje a massa. Leve ao forno por 30 minutos ou até que cozinhe. Deixe esfriar e desenforme. Você pode servir com cobertura de leite condensado de soja cozido.

Pudim de Coco

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado de soja

- 200 ml de leite de coco

- 200g creme de leite de soja

- 200g de goiabada

- 1 envelope de gelatina sem sabor

- 5 colheres de sopa de água.

Modo de Preparo:

- Dissolva a gelatina nas 5 colheres de sopa de água. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite de coco e o creme de leite. Adicione a gelatina dissolvida. Deixe misturar até que obter um creme uniforme. Despeje em um forma de pudim e leve à geladeira até que ganhe consistência.

- Em um recipiente próprio para microondas coloque a goiabada picada em pequenos cubos. Cubra com um ¼ de xícara de água e leve ao microondas para dissolver. Retire do aquecimento e mexa. O ponto certo será quando a mistura atingir consistência de calda.

- Desenforme o pudim, soltando as beiradas com uma faca. Sirva as fatias em pratos e cubra com a calda de goiabada ainda quente. O sabor contrastante do coco com a goiabada torna difícil acreditar que essa é uma das receitas sem lactose e não a original.

Escondidinho de Carne Seca

Ingredientes:

- 800g de mandioca cozida

- 1 copo de leite vegetal ou sem lactose

- 400g de carne seca

- 1 cebola picada

- mussarela sem lactose

- sal a gosto.

Modo de Preparo:

- Bata a mandioca e o leite no liquidificador até formar um creme. Leve o creme obtido ao fogo até que engrosse. Você deve adquirir uma consistência de purê, mas o fato de esse prato fazer parte da lista de receitas sem lactose não muda em nada a facilidade de fazê-lo.

- Em uma panela, refogue a cebola e a carne seca e deixe cozinhar um pouco. Cubra o fundo de uma assadeira de vidro com o creme de mandioca. Recheie com a carne seca e a mussarela e complete com o restante do purê.

- Você pode cobrir com mussarela, para dar o efeito gratinado. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos e sirva.

Gostou da matéria? Comente o que achou! Quer mais? Curta a página do Vivo Mais Saudável no Facebook.

TAGS
receitas
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ