Sem Lactose

11/07/2015 10:01 - Atualizado em 08/12/2016 11:16

Faça pé de moleque sem lactose e outras receitas

Adora amendoim? Então você precisa conferir essas receitas deliciosas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O pé de moleque é doce tipicamente brasileiro, criado no século 16. A receita se popularizou rapidamente ao redor do Brasil, conquistando diferentes paladares e recebendo variações de região para região.

Para surpreender convidados ou simplesmente agradar à família, estas receitas de pé de moleque e e de outros doces com amendoim são adequadas para quem tem intolerância à lactose. Agora é só escolher qual vai ser a primeira e colocar em prática os seus dotes na cozinha.

pe de moleque

Receita de pé de moleque sem lactose

O pé de moleque clássico é uma delícia e é um ótimo acompanhamento para o chá ou o cafezinho. Deixe sua dieta mais doce e saborosa com essa receita:

Ingredientes

- 1 xícara de amendoim cru sem casca

- ½ xícara de amendoim torrado inteiro sem casca

- ½ xícara de melado de cana

- ½ colher de chá de canela

- 1 pitada de sal marinho não refinado.

Modo de Preparo:

Em um processador, bata o amendoim até virar uma pasta. Junte o melado, a canela e o sal e bata mais um pouco até ficar homogêneo.

Em uma tigela, misture a pasta com o amendoim torrado inteiro. Unte uma forma rasa com óleo de coco e espalhe a mistura até formar uma camada de um dedo de espessura.

Leve à geladeira por uma hora. Depois, corte em quadradinhos. Conserve em geladeira para ficar com textura firme, em recipiente fechado. O pé de moleque ficará macio e crocante.

pe de moleque

Paçoca de colher sem lactose

Ingredientes:

- 500g de amendoim torrado descascado

- 400g de açúcar cristal

- 1 ou 2 copos de leite de soja, conforme a consistência desejada.

Modo de Preparo:

Torre o amendoim no forno, retire a pele, bata no liquidificador e reserve.

Em uma panela, coloque o açúcar e o leite. Deixe ferver. Acrescente o amendoim e mexa até desgrudar do fundo, como se fosse o ponto do brigadeiro. Se quiser o doce de colher, pare neste ponto.

Para tornar o doce mais durinho, deixe no fogo até ficar mais escuro. Depois, coloque num refratário de vidro untado com margarina. Espere esfriar e corte no tamanho desejado.

Bolo pé de moleque sem lactose

Ingredientes:

- 1kg de massa de mandioca lavada, torcida e peneirada

- 4 xícaras de chá de açúcar

- 350g de margarina ou manteiga

- 7 ovos (separe as gemas das claras)

- 350ml de leite de coco

- 1 xícara de chá de café solúvel frio e bem forte

- 250g de castanhas

- 2 colheres de sopa de erva-doce

- 2 colheres de cravos-da-índia torrados e triturados

- 1 pitada de sal.

pe de moleque

Modo de Preparo:

Bata a manteiga ou a margarina com o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a massa de mandioca, o leite de coco, o café, as castanhas moídas, o cravo, a erva-doce e o sal. Misture devagar até unir tudo. Por último, acrescente as claras batidas em neve firme, misturando delicadamente de baixo para cima.

Despeje a massa em uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Decore a parte de cima da massa com castanhas e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar.

Qual dessas receitas sem lactose é a sua favorita: pé de moleque tradicional, paçoca de colher ou bolo pé de moleque? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo de amendoim
paçoca
receitas sem lactose
festa junina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ