Sem Lactose

21/10/2015 10:40 - Atualizado em 08/12/2016 04:56

Faça em casa: Pudim de pão sem lactose

Além de fácil e rápida de preparar, a sobremesa é liberada para intolerantes à lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem disse que intolerantes à lactose não podem comer sobremesas deliciosas? A prova de que isso está errado é o pudim de pão, feito com ingredientes que substituem o leite e deixam o prato mais leve e saudável. Até quem não tem intolerância alimentar vai adorar essa receita.

Use leites vegetais

Um dos ingredientes que substituem a lactose no pudim de pão é o leite de soja, que protege o organismo e fortalece o sistema imunológico, devido a substâncias como as isoflavonas da soja e os inibidores da protease. Ele também ajuda a diminuir o risco de doenças do coração, a combater a osteoporose e a controlar o colesterol alto.

Outros leites vegetais que trazem uma série de benefícios para a saúde e também podem substituir o tradicional nas receitas são o leite de arroz, o de amêndoas, o de aveia e o de coco.

pudim de pao

Receita de pudim de pão sem lactose

Ingredientes:

- 5 pães franceses adormecidos e picados

- 1 ovo

- 1 colher de sopa de creme vegetal

- 250ml de leite de soja

- 2 xícaras de açúcar

- ½ xícara de água.

Saiba Mais
Leite de soja em pó pesa no bolso do consumidor
Aprenda como fazer leite de soja em casa
Leite de quinoa é saudável e fácil de fazer

Modo de Preparo:

Misture uma xícara de açúcar e meia xícara de água em uma panela, em fogo baixo. Deixe cozinhar por entre 30 e 40 minutos até virar uma calda dourada. Não mexa durante o cozimento para não empelotar. Deixe a calda ficar morna e espalhe o caramelo na forma de pudim, virando-a para que a cobertura a cubra por completo, formando uma fina camada.

Em seguida, misture todos os ingredientes restantes em uma tigela e mergulhe as fatias de pão francês. Uma a uma, coloque-as na forma de pudim e, por fim, derrame o líquido restante. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por pelo menos 45 minutos.

Para ver se o pudim de pão está pronto, espete um palito no centro. Se ele sair limpo, o doce já está no ponto. Caso contrário, deixe-o por mais alguns minutos no forno.

Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar. Leve para a geladeira por pelo menos duas horas. Para desenformar o pudim de pão, coloque a forma em fogo baixo por alguns segundos até o caramelo derreter e o doce soltar da forma. Deixe um prato sobre a forma e vire-a bem rápido, de uma só vez. Sirva gelado.

Que tal testar a receita? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sobremesa
pudim sem leite
leite de soja
leite vegetal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ