Sem Lactose

27/08/2014 08:15 - Atualizado em 01/12/2016 04:02

Descubra como fazer leite de amêndoas de forma fácil

Leite de amêndoas é alternativa para veganos e intolerantes à lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O leite de amêndoas é uma excelente alternativa ao leite de vaca. Além de ter um sabor muito particular conferido pela castanha adocicada, ele ainda é feito sem a utilização de lactose ou produto de origem animal, sendo uma excelente opção para os cardápios dos intolerantes ao açúcar do leite e também dos veganos. Aprenda como fazer leite de amêndoas em casa.

como-fazer-leite-de-amendoas


Receita ensina como fazer leite de amêndoas

Ingredientes:

- 1 copo cheio de amêndoas cruas

- 4 copos de água filtrada

Modo de Preparo:

- Coloque as amêndoas já descascadas em uma bacia cheia de água e deixe elas de molho de um dia para o outro, a fim de que fiquem bem macias.

- Escorra a água e seque as amêndoas. Retire a película e bata as castanhas no liquidificador com os 4 copos de água filtrada.

- Com um pano bem finino, coe o leite. O líquido deve sair sem nenhum resquício da amêndoa.

Opção mais suave

Caso o sabor do leite esteja muito forte para você - já que a amêndoa é uma castanha com sabor bastante pronunciado - saiba que há como fazer leite de amêndoas com um gosto mais suave. Para isso, basta adicionar uma colher de essência de baunilha na hora de liquidificar os ingredientes. O leite também pode ser adoçado com xarope de arroz ou mel na hora do consumo.

É importante lembrar que, se você não for consumir a bebida na hora, deve guardá-la na geladeira. Se quiser saber como fazer leite de amêndoas durar mais do que 3 dias em conservação, aí vai uma dica importante: guarde a bebida em um recipiente com boa vedação.

Se o leite já estiver há mais dias na geladeira, é bom fervê-lo antes de beber. O processo também pode ser realizado para guardar o leite novamente no refrigerador.

Smoothie de mirtilo e leite de amêndoas

Se essa é a primeira vez que você está tendo contato com a ideia de um leite que seja feita de frutos como a castanha, deve estar se perguntando: como fazer leite de amêndoas se encaixar no meu cardápio?

Confira uma receita que usa a bebida:

Ingredientes:

- 200 ml de leite de amêndoas

- ½ banana

- 3 colheres de sopa de mirtilo

- 2 colheres de chá de óleo de linhaça

- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada

Modo de Preparo:

- Bata no liquidificador a banana picada e o mirtilo com um pouco do leite de amêndoas. As frutas devem ficar bem trituradas, formando uma espécie de creme.

- Misture o óleo de linhaça e o restante do leite e continue batendo. Por fim, adicione a farinha de linhaça que dará a consistência da bebida. Sirva em seguida.

Sugestão de consumo

Agora que você já sabe como fazer leite de amêndoas é só aproveitar essa bebida. Ela pode ser consumida pura, como acompanhamento para pães e bolachas, bem como misturada a outros ingredientes como no smoothie, que pode substituir o café da manhã ou a ceia.

Além disso, o leite de amêndoas também pode ser utilizado em receitas, como as de bolo, tornando-as mais saudáveis, já que ele possui um teor muito baixo de gorduras.

Curtiu a receita de leite de amêndoas? Experimente e deixe um comentário!

TAGS
leite
leite de amêndoas
como fazer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ