Sem Lactose

20/08/2015 03:09 - Atualizado em 05/12/2016 12:21

Creme de aipim: Aproveite essa delícia sem lactose

Os benefícios do aipim podem ser aproveitados com várias receitas deliciosas e sem lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para intolerantes, aqueles que estão querendo perder peso ou ainda os que procuram ganhar massa, o creme de aipim pode ser um ótimo aliado. Devido à grande variedade de nutrientes do aipim e ao fato de a receita não conter lactose, o prato fica muito mais leve e saudável, sem falar que é delicioso e combina com vários acompanhamentos.

Conhecido como aipim, mandioca ou macaxeira em diferentes regiões do país, o alimento é fonte de carboidratos, fibras, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. Ajuda a proteger contra doenças cardíacas, retarda o envelhecimento, controla a pressão alta, dá energia, regula o funcionamento do intestino e promove saciedade.

creme de aipim infografico

Fáceis de fazer, as receitas ainda podem acompanhar outros pratos ou receber contribuições como carne, frango e legumes. As variações de creme de aipim incluem escondidinho, purê e outras. Confira algumas opções.

creme de aipim com moranga

Creme de aipim com moranga

Ingredientes:

- ½ moranga cortada em cubos

- 300g de aipim picado

- 3 rodelinhas de alho-poró

- 1 cebola picada

- Molho de tomate a gosto

- Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque a moranga, o aipim, o alho-poró e a cebola, cobrindo com água quente e deixando ferver até começar a desmanchar. Após cozinhar e deixar esfriar, bata no liquidificador com um pouco de caldo junto até virar um creme.

Volte para a panela, acrescente molho de tomate, sal e pimenta, aquecendo e misturando bem os temperos. Quando estiver quente, é só servir.

creme de aipim escondidinho

Escondidinho de aipim com carne seca

Ingredientes:

- 700 a 800g de aipim cozido

- 1 copo de leite zero lactose ou leite vegetal

- Sal a gosto

- Carne seca desfiada

- 1 cebola picada

- Queijo muçarela light sem lactose.

Modo de Preparo:

Bata o aipim e o leite ao liquidificador até virar um creme. Leve-o ao fogo até dar uma leve engrossada e reserve. Em uma panela, refogue a cebola com um fio de azeite de oliva e coloque a carne seca, deixando cozinhar um pouco.

Em uma assadeira de vidro, coloque uma camada do creme para cobrir o fundo. Inclua o recheio, cubra com mais uma camada de creme de aipim e, por último, um pouco da muçarela sem lactose ralada por cima.

creme de aipim pure

Purê de aipim

Ingredientes:

- 650g de aipim descascado e picado

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

- 2 colheres de sopa de cebola picada

- 3 colheres de sopa de creme de soja

- 1 colher de chá de páprica defumada

- ½ colher de chá de páprica picante

- ½ colher de chá de pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:

Cozinhe o aipim na água com uma pitada de sal numa panela de pressão por 15 minutos. Deixe a pressão sair naturalmente, escorra a água e, com a ajuda de um garfo, amasse o aipim, tirando o fiozinho. Passe-o num processador junto com o creme de soja até ficar com a consistência de purê. Reserve.

Refogue a cebola no azeite por três minutos e acrescente as pápricas e a pimenta moída na hora. Junte o creme de aipim ao refogado e mexa continuamente por quatro minutos ou até ganhar consistência. Bons acompanhamentos para o purê são frango ou peixe grelhado e salada de folhas verdes.

Qual das receitas parece a mais apetitosa? Deixe um comentário! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de alimentação.

TAGS
escondidinho
purê de aipim
mandioca
macaxeira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ