Sem Lactose

28/07/2015 07:58 - Atualizado em 10/12/2016 04:39

Casamento saudável: Confira receita de bem casado sem lactose

O doce de leite do recheio desse bem casado é preparado com leite de soja.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele faz parte da tradição dos casamentos brasileiros. O bem casado é o doce que representa a união e o compromisso selado através da cerimônia. O significado está fundamentado na junção de dois bolinhos. De acordo com a crença, quem abocanhar a guloseima também será abençoado com sorte e felicidade para a vida.

A tradição do bem casado

Tradicional há mais de 100 anos no Brasil, o bem casado é um doce português. Ao longo do tempo, no entanto, as receitas sofreram mudanças que transformaram as suas características principais. Enquanto o doce de Portugal conta com textura mais densa, a versão brasileira é macia e delicada.

Ao contrário do que muitos pensam, o bem casado não é utilizado apenas para a comemoração de matrimônios. O agrado pode ser utilizado em variadas cerimônias, cada uma delas com diferente interpretação. Confira:

- Casamento: significa votos de felicidade e sorte ao casal

- Nascimento: indica boas-vindas ao recém-nascido

- União de empresas: simboliza prosperidade e fortuna para os novos empreendedores

- Aniversário ou festa de debutante: exprime a satisfação de dividir a felicidade com todos os convidados do evento.

bem casado

Bem casado sem lactose

Essa é a novidade! O bem casado zero lactose é preparado com ingredientes que não levam o açúcar do leite. De sabor idêntico ao tradicional, o docinho pode ser embalado com papel crepom e fita mimosa. As caixinhas de papelão entram como forma de caprichar ainda mais na apresentação.

Ingredientes da Massa:

- 2 claras em neve

- 2 gemas

- 1 xícara e ½ de chá de farinha sem glúten

- ½ xícara de chá de açúcar

- 2 colheres de chá de fermento químico

- 180ml de leite vegetal

- ½ xícara de chá de nozes picadas

- 1 pitada de sal

- Leite de coco para umedecer

- Açúcar de confeiteiro.

Ingrediente do Recheio:

- Doce de leite de soja

- Coco ralado para decorar.

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve e as gemas separadamente. Junto com as gemas, acrescente o açúcar. Em uma vasilha, coloque a farinha sem glúten, o leite vegetal, o creme de gema com açúcar e o sal. Mexa com a ajuda de uma colher. Acrescente as nozes picadas e o fermento. Aos poucos, adicione as claras em neve.

Espalhe a massa do bem casado em uma forma forrada com papel-manteiga. Leve para assar em forno preaquecido em 180 graus Celsius até que fique dourado. Quando estiver pronto, retire e deixe esfriar.

Assim que estiver frio, separe a massa do papel manteiga. Dê pinceladas de leite de coco para deixá-la úmida. Com a ajuda de um cortador de formato específico, faça círculos de massa.

Montagem:

Coloque o doce de leite em um saco para confeitar. Espalhe a quantidade necessária para rechear uma das metades. Cubra com a outra. Leve o bem casado para o prato com coco ralado. Tente deixar a lateral totalmente coberta com o ingrediente. Embale da maneira que preferir.

Pronto para testar a receita? Depois nos conte o que achou! E lembre-se: se você está de dieta ou tem alguma restrição alimentar, o Vivo Mais Saudável é o lugar certo para você sempre encontrar novas dicas de alimentação.

TAGS
doce português
casamento
debutante
doce sem lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ