Sem Lactose

30/07/2015 07:06 - Atualizado em 28/11/2016 09:21

Bolo de rolo: Doce pernambucano ganha versão sem lactose

A clássica sobremesa é inspirada em um bolo tradicional de Portugal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele chegou ao Brasil durante o século 16. Na época, era chamado de "colchão de noiva", um dos bolos clássicos da gastronomia portuguesa. Com o tempo, a receita foi ganhando adaptações e o bolo de rolo se transformou numa das mais tradicionais sobremesas brasileiras.

Símbolo da culinária de Pernambuco, o doce pode ser preparado numa versão sem lactose. Confira o passo a passo e delicie-se sem fugir da dieta.

Bolo de rolo não é rocambole

Você já se confundiu? Pois saiba que existem diferenças. Enquanto o bolo de rolo é preparado com massa fina, o rocambole conta com pão de ló mais grosso. O recheio também não é o mesmo: o doce pernambucano leva finas camadas de creme de goiabada - embora já seja possível encontrar outras opções por aí -, enquanto o outro é tradicionalmente mais versátil.

Bolo de rolo sem lactose

bolo de roloIngredientes:

- 3 ovos

- 100g de açúcar

- 100g de farinha

- 100g de creme vegetal

- Papel-manteiga.

Modo de Preparo:

Separe uma forma grande e unte com creme vegetal. Coloque uma folha de papel-manteiga e espalhe mais uma boa quantidade de creme.

Polvilhe por cima com farinha. Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve até que fiquem com a consistência bem firme.

Bata o creme vegetal com o açúcar em outra vasilha. Quando formar uma mistura cremosa, acrescente as gemas, uma de cada vez.

Adicione a farinha aos poucos e finalize juntando as claras em neve. Mexa devagar até que todos os ingredientes estejam perfeitamente incorporados.

Jogue a massa do bolo de rolo na forma, até que cubra todo o papel-manteiga. Asse em forno preaquecido a 200 graus Celsius por dez minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e corte as bordas. Espere esfriar e recheie com a mistura de sua preferência.

Com a ajuda do papel, enrole a massa delicadamente. Assim que estiver completamente frio, se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Recheio de goiabada

Esta é a versão tradicional do recheio. Confira:

Ingredientes:

- 1 lata de goiabada

- 125ml de água

- 50ml de vinho do Porto.

Modo de Preparo:

Divida a goiabada em pequenos pedaços. Coloque as porções na batedeira junto com a água. Bata os dois até que formem um creme. Leve para uma panela, ferva e acrescente o vinho do Porto. Misture com cuidado e espere esfriar.

Recheio de geleia de morango com chia

É um pouquinho diferente do clássico, mas tão saboroso quanto. O recheio de morango é preparado com a mistura de apenas três ingredientes. Veja como fazer:

Ingredientes:

- 1 caixa de morangos

- 2 colheres de sopa de chia

- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.

Modo de Preparo:

Lave os morangos e retire os cabinhos. Bata as frutas, a chia e o açúcar mascavo no liquidificador até que todos fiquem misturados.

Gostou da receita de bolo de rolo? Que tal preparar essa delícia pernambucana para o café da manhã? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Pernambuco
sobremesa
goiabada
chia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ