Sem Lactose

12/04/2015 11:41 - Atualizado em 04/12/2016 08:06

Aproveite o queijo sem lactose nas suas receitas

Sem o leite de origem animal, é possível preparar queijos para os intolerantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Parece que o sanduíche só fica completo com queijo, não? Mas quem é intolerante ao açúcar do leite pode consumir esse alimento? Existe uma alternativa: o queijo sem lactose. Ele é proveniente de um processo diferenciado de maturação, que acaba por eliminar o composto.

Apesar de ser difícil de encontrar no mercado, as lojas especializadas em produtos naturais oferecem esse queijo. Dessa forma, pratos que antes ficavam sem o ingrediente agora podem ser feitos tranquilamente. Saiba como é o queijo sem lactose e descubra uma receita para substituir o queijo feito com leite animal.

queijo sem lactose

Como é feito o queijo sem lactose?

Uma desvantagem do queijo sem lactose animal é que ele fica bastante seco, pois precisa maturar bem, em um processo que pode durar anos. Aliás, quanto maior a secura do queijo, menos lactose ele possui. Um exemplo é o grana padano, uma variedade do parmesão italiano que não tem absolutamente nada da substância, mas leva dois anos no processo de maturação.

Através da lactase, uma enzima produzida por bactérias que se encontram nos alimentos, a lactose se desintegra. Esses micro-organismos consomem o açúcar até que ele se torne ácido láctico. Dessa forma, o composto responsável pela intolerância e alergia de muitas pessoas é eliminado do queijo, que pode ser consumido tranquilamente.

No entanto, as pessoas que têm o objetivo de emagrecer comendo o queijo sem lactose devem prestar atenção aos componentes desse alimento. Apesar de ter bem menos açúcar, esse tipo de queijo tem muito mais gordura. Conforme vai maturando, o queijo perde a umidade e concentra gordura no local onde antes havia água.

Portanto, é indicado que apenas as pessoas com restrições alimentares o consumam. Alérgicos e intolerantes sempre devem consultar os rótulos das embalagens para conferir o teor de lactose dos produtos.

Além disso, com base em grande parte dos fabricantes, é possível estimar a proporção da substância presente em certos tipos de queijos. Entre os mais comuns e que possuem menor quantidade de açúcar do leite, estão o gorgonzola, o brie, o camembert, o edam, o gouda, o muenster, o parmesão e o provolone.

Dá para fazer queijo sem lactose em casa?

Retirando o leite, é possível fazer queijo sem lactose. Mas, se o lácteo é justamente a matéria-prima, então o que usar? Polvilho. Veja como preparar.

Ingredientes:

- 1 xícara de polvilho doce

- 1 xícara de polvilho azedo

- 2 colheres de sopa de amido de milho

- 2 xícaras de água

- 6 colheres de sopa de azeite de oliva

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador a água, os polvilhos, o sal, o azeite e o amido. Passe o líquido para uma panela antiaderente. Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre até que forme uma massa bem dura e solte completamente da panela.

Depois de endurecer, espere esfriar. Retire a massa da panela e misture com a mão para ela ficar uniforme. Em recipiente plástico, como um pote de sorvete, faça o molde do queijo. Leve à geladeira e espere sete dias para consumir. O prazo de validade é de dez dias.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
queijo
alimentação sem lactose
alergia
restrição alimentar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ