Sem Lactose

27/08/2014 07:41 - Atualizado em 03/12/2016 03:39

Aprenda como fazer leite de soja em casa

Leite de soja é opção saudável para os intolerantes à lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose impõe restrições severas para quem aprecia os derivados do leite. Nesse caso, aprender como fazer leite de soja é uma medida importante. Vamos lá?

Importância da soja para o intolerante à lactose

Pessoas intolerantes à lactose encontram no leite de soja uma esperança. A lactose para essas pessoas causa incômodos como a diarreia e o vômito.

Além do leite, a soja oferece diversas alternativas interessantes para esse público: carne de soja, molho de soja, farinha de soja, bebidas de soja e muitos outros. Esses alimentos substituem importantes elementos que podem causar alergia ou reações adversas em algumas pessoas.

como-fazer-leite-de-soja

Como fazer leite de soja

Confira abaixo passo a passo:

Ingredientes:

100 gramas de soja (o correspondente a meia xícara)
600 ml de suco ou iogurte ao seu gosto
Tigela com tampa
Açúcar a gosto
2 litros de água para hidratar a soja
4 litros de água.

Modo de Preparo:

A primeira coisa a se fazer é deixar a soja de molho na água por cerca de 12 horas. Em intervalos de quatro horas, troque a água e procure dar uma mexida na soja. Após as 12 horas de espera, você pode jogar fora toda a água que estava de molho.

Coloque no liquidificador um litro de água e metade da soja. Agora você deverá bater na velocidade máxima, até que a soja comece a despejar o seu leite. O tempo médio desse procedimento é de cinco minutos.

Pegue um pano branco que esteja totalmente limpo e o use para coar. Guarde o leite de soja, use a pasta branca que sobrar no pano e a coloque novamente no liquidificador. Adicione mais ½ litro de água e bata por mais dois minutos.

Com o pano, coe o leite de soja. Guarde o leite e agora jogue a pasta fora. Repita esse procedimento com o restante da água e soja.

Os quatro litros de leite de soja que foram batidos aos poucos no liquidificador deverão agora ir para uma grande panela. Ferva esse leite por cerca de 40 minutos.

Quando o leite já estiver frio, separe 2 litros e misture nele 600 ml de algum suco ou iogurte que seja do seu gosto. Você pode guardar o suco em garrafas pet. Mas tenha o cuidado de misturar antes de beber. 

Gostou da receita? Compartilhe suas ideias de pratos sem lactose com a gente!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ