Sem Lactose

27/08/2014 07:13 - Atualizado em 08/12/2016 12:00

Aprenda como fazer leite de arroz e aproveitar seus benefícios

Fazer leite de arroz e aproveitar seus benefícios

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além do bastante popular leite de soja, outra opção para quem tem intolerância à lactose é o leite de arroz. Feito com arroz cozido, não é tão saudável quanto o de soja, mas ainda assim tem as suas vantagens. Então, que tal aprender como fazer leite de arroz?

como-fazer-leite-de-arroz

Quem pode adotar o leite de arroz

Não são apenas os intolerantes à lactose que consomem esse tipo de leite. Veganos, pessoas que não ingerem nenhum alimento de origem animal, são alguns dos seus principais consumidores.

Algumas pessoas acumulam mais restrições alimentares: além de intolerantes à lactose, são alérgicas à soja. Esse público também encontra no leite de arroz a oportunidade de consumir leite.

Mas é importante destacar que o leite de vaca ainda possui uma maior quantidade de cálcio e proteínas. E no caso do leite desnatado, também é menos calórico do que o leite de arroz.

Como fazer o leite de arroz em casa

A receita de como fazer o leite de arroz na sua casa é bastante simples. Os equipamentos e alimentos necessários são fáceis de se encontrar no supermercado e possivelmente você já até os tem todos no armário da cozinha.

Confira:

Ingredientes:

4 xícaras de água
1 xícara de arroz branco
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Material Necessário:

1 liquidificador
1 Coador
1 panela média
Garrafas para servir o leite de arroz.

Modo de Preparo:

Comece lavando o arroz. Com ele preparado, coloque-o na panela. Adicione 2 xícaras de água na panela e uma pitada de sal.

Agora chegou a vez de você ligar o forno em um fogo médio. Cozinhe o arroz por cerca de 20 minutos, parando apenas quando ele estiver macio e a água já estiver começando a evaporar.

Comece a ferver em separado as duas xícaras de água restantes. Pegue essa água e coloque ela no liquidificador junto do arroz cozido e do extrato de baunilha. Por cerca de 5 minutos você deve bater todos esses ingredientes. Quando notar que a mistura já está homogênea, pode parar.

Agora espere que a mistura esfrie e após 30 minutos, peneire e coloque em uma garrafa específica para leite. Leve a geladeira e espere esfriar. Pronto, agora você já sabe como fazer leite de arroz.

E aí, curtiu a alternativa para o leite? Essa receita é muito útil caso você tenha em casa parentes intolerantes à lactose. Se você tiver outras sugestões de receitas para intolerantes à lactose, compartilhe nos comentários abaixo!

TAGS
lactose
intolerância à lactose
arroz
leite de arroz

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ