Sem Lactose

17/10/2015 07:53 - Atualizado em 28/11/2016 09:10

Aprenda a preparar queijo vegano para a dieta

O queijo vegano vai bem em pizzas e outras receitas que tradicionalmente levam lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem tem intolerância à lactose costuma passar por alguns apuros na hora de montar o cardápio. Programas casuais como a pizza do fim de semana podem ficar comprometidos, devido à restrição alimentar. Porém, com o queijo vegano, é possível preparar receitas deliciosas e liberadas para a dieta. Confira como fazer.

queijo vegano

Receita de queijo vegano

O queijo vegano é preparado com ingredientes facilmente encontrados em supermercados. Por contar com óleo de coco na composição, ele derrete e ganha consistência quando entra em contato com o calor. É de dar água na boca! Veja como preparar o seu:

Ingredientes:

- 125g de tofu macio

- 100g de iogurte de soja

- ⅔ de xícara de leite de soja

- ½ xícara de leite de arroz

- 2 colheres de sopa de suco de limão

- 2 colheres de sopa de fécula de milho

- ¾ de colher de chá de ágar-ágar

- ¾ de colher de chá de sal

- ⅔ de xícara de óleo de coco refinado.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o tofu, o iogurte de soja, o leite de soja, o leite de arroz, o suco de limão, a fécula de milho, o ágar-ágar e o sal. Enquanto isso, derreta o óleo de coco em banho-maria. Quando estiver completamente líquido, bata até formar creme. Junte os dois líquidos em uma panela.

Cozinhe a mistura em fogo alto por aproximadamente cinco minutos. Mexa até que ganhe consistência cremosa. Quando estiver pronto, desligue. Despeje a massa em tigelinhas forradas com plástico filme. Leve para a geladeira por mais ou menos quatro horas. Assim que estiver firme, retire e desenforme com cuidado.

Saiba Mais
Bolinho de okara é receita vegana a partir do leite de soja
Aprenda 3 receitas de sobremesas veganas para complementar sua refeição
Queijadinha: Doce clássico ganha versão sem lactose

O que é a dieta vegana

O queijo vegano tem esse nome porque não utiliza ingredientes de origem animal. Pessoas que seguem esse tipo de dieta escolhem outros alimentos para apostar em uma vida saudável. No cardápio, estão liberados apenas produtos de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes e verduras.

O guarda-roupa de um vegano também tem restrições. Você jamais encontrará uma pessoa dessas vestindo roupas de couro, lã ou seda. Os adeptos do veganismo também evitam cosméticos que foram testados em animais, não vão a circos e zoológicos e tampouco compram animais de estimação.

Caso você se identifique com essa filosofia, porém, deve encontrar o apoio de um nutricionista. Juntos, vocês podem montar uma dieta balanceada e nutritiva, que substitua os ingredientes de origem animal sem comprometer a saúde e o bem-estar. Jamais siga dietas prontas encontradas na internet e, se possível, troque ideias com grupos de veganos espalhados pela rede.

Gostou das dicas? Conte para nós! E aproveite para conferir outras receitas nutritivas e saborosas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
queijo sem lactose
veganismo
dieta vegana
queijo caseiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ