Sem Lactose

18/09/2015 11:14 - Atualizado em 08/12/2016 01:28

Aprenda a preparar iogurte grego caseiro

Diferente das versões industrializadas, essa opção é livre de espessantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele chegou para ficar. O iogurte grego dominou as gôndolas dos supermercados brasileiros. Tudo isso pelos benefícios divulgados pelas grandes marcas. De acordo com os fabricantes, o alimento é fonte de proteínas e contém baixos valores de gordura e calorias. Mas será que tudo isso é verdade? Na dúvida, aprenda a preparar iogurte grego caseiro.

As versões industrializadas podem levar elementos que transformam o produto numa nem tão boa escolha. Creme de leite, leite integral e gelatina são alguns dos ingredientes que ajudam a garantir a consistência mais firme desse tipo de iogurte. Ou seja, não é a melhor opção para quem está de dieta ou tem alguma restrição alimentar, por exemplo.

Para não errar na escolha, fique de olho na composição e procure por concentrado proteico de leite e estabilizante gelatina. Eles mascaram o iogurte tradicional para dar a consistência mais avolumada, confundindo quem esteja à procura de um alimento light.

Até mesmo o iogurte grego caseiro é saudável apenas se você mantiver uma receita livre de ingredientes gordurosos e açucarados. O item indispensável na conquista de uma sobremesa cremosa e nutritiva é a paciência, pois a remoção do soro do iogurte demanda aproximadamente seis horas de espera para que o doce fique pronto.

iogurte grego caseiro

Iogurte grego caseiro zero lactose

Para adicionar mais sabor ao seu iogurte grego caseiro, basta acrescentar frutas. Lembre-se, no entanto, que o uso da batedeira após a remoção do soro pode diminuir a cremosidade final.

Ingredientes:

- 1 litro de leite zero lactose

- 1 copo de iogurte natural sem lactose.

Modo de Preparo:

Ferva o leite numa panela. Desligue o fogo e espere amornar. Acrescente o iogurte, mexa e tampe a panela. Guarde em ambiente fechado por cerca de dez horas. Assim, você terá um iogurte natural caseiro.

Para transformá-lo em iogurte grego, você precisará de uma panela grande e de um escorredor de macarrão. Posicione o escorredor dentro da panela e cubra o fundo com um pano de louça fino. Derrame o iogurte e tape. Leve para a geladeira por aproximadamente seis horas.

Após esse período, coloque o que sobrou sobre o pano em uma embalagem. Mexa com a ajuda de uma colher e leve para a geladeira para dar a consistência desejada.

[[saiba_mais]]

Dê mais sabor ao seu iogurte grego caseiro

As caldas de frutas podem ser servidas por cima ou como "surpresa" dentro do iogurte. Na segunda opção, basta espalhar nos potinhos antes de despejar a receita.

Apesar de deliciosas, lembre-se que elas levam açúcar e podem comprometer a dieta. Para ficar livre de exageros, aposte na mistura com moderação. Veja como preparar duas opções:

1. Calda de morango

Ingredientes:

- 1 caixa de morangos

- ½ xícara de chá de açúcar

- Raspas da casca de limão.

Modo de Preparo:

Misture os três ingredientes em uma panela. Deixe ferver e, quando ganhar consistência mais grossa, desligue. Espere esfriar e sirva sobre o iogurte grego gelado.

2. Calda de abacaxi

Ingredientes:

- 1 abacaxi médio picado em pequenos pedaços

- 10 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo:

Junte os ingredientes em uma panela e deixe ferver. Misture de vez em quando para não grudar. Quando estiver na consistência desejada, desligue. Deixe esfriar e sirva.

Tem mais alguma sugestão para incrementar o iogurte grego caseiro? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
iogurte sem lactose
lanche
iogurte natural
receita sem lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ