Sem Lactose

07/11/2015 09:23 - Atualizado em 03/12/2016 09:08

Aprenda a fazer creme de confeiteiro para doces sem lactose

Além de ser fácil de preparar, o creme é uma opção mais leve até para quem não possui intolerância à lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O famoso creme de confeiteiro é um dos ingredientes de base da confeitaria, pois pode ser utilizado como recheio de tortas, bombas, bolos, mil-folhas e várias outras sobremesas. Para as pessoas que não podem consumir leite, a boa notícia é que é possível adaptar a receita.

Esta versão do creme de confeiteiro é feita com leite de coco e fica uma delícia. O resultado final não fica com um sabor muito forte da fruta e é uma opção mais leve para o preparo das guloseimas. Confira!

creme de confeiteiro sem lactose

Receita de creme de confeiteiro

Ingredientes:

- 250ml de leite de coco integral

- 60g de gemas (aproximadamente 3 unidades)

- 25g de amido de milho

- 80g de açúcar

- 1 colher de chá de pasta de baunilha (ou raspas de 1 fava baunilha ou 1 colher de sopa de extrato).

Modo de Preparo:

Numa panela, ferva o leite de coco com a metade do açúcar e a baunilha. Enquanto isso, numa tigela, misture as gemas, o amido de milho e o restante do açúcar. Despeje sobre a mistura de gemas o leite fervendo. Faça isso devagar para não cozinhar. Use um fouet.

Leve a mistura a uma panela em banho-maria e vá mexendo com o batedor de arame até que comece a engrossar. Quando começar a ficar na consistência de um mingau, retire a panela do fogo e mexa por 30 segundos, voltando depois para o fogo por mais um minuto. Repita essa operação até obter um creme grosso.

Retire do fogo e espalhe o creme de confeiteiro numa assadeira. Cubra imediatamente com filme plástico, de modo que o plástico encoste no creme para não formar uma película. Deixe esfriar. Uma dica é dispor sacos com gelo por cima, pois, quanto mais rápido o creme esfriar, melhor será a consistência final. Guarde na geladeira por até três dias.

Saiba Mais
Prepare flan sem lactose para a sobremesa
Confira 3 opções de bombocado sem lactose
Aprenda a fazer sorvete de pistache sem lactose

Dicas para utilizar o creme

Uma das formas mais comuns de usar o creme de confeiteiro é como recheio de bolos, combinando com diversos tipos e dando um toque especial para uma receita simples. Inclusive, o creme vem sendo muito utilizado nos famosos naked cakes, contribuindo não só para o sabor, mas também para o visual da sobremesa, que não leva cobertura.

Que tal combinar a receita daquele bolo sem lactose com o creme de confeiteiro? É uma ótima dica para incrementar o doce e conquistar até quem não possui intolerância alimentar! Depois nos conte o resultado. E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sobremesa
doce
recheio
leite de coco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ