Sem Lactose

14/02/2015 03:21 - Atualizado em 03/12/2016 08:20

Aprenda a fazer arroz doce sem glúten e sem lactose

O arroz doce sem lactose conta com leite de coco, açúcar demerara e aveia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O arroz doce é uma das sobremesas brasileiras mais clássicas. Misturando arroz, leite e açúcar, a receita tradicional não é indicada para intolerantes à lactose. Confira como preparar a opção tradicional, a versão sem lactose e a sem glúten, indicada para quem é celíaco.

arroz doce

Arroz doce sem lactose

Retirando todas as quantidades de lactose da receita, essa versão do arroz doce pode ser consumido por todos. Deliciosa, a sobremesa fica ainda mais apetitosa com canela em pó. Se preferir, coloque cravo para decorar.

Ingredientes:

- ⅔ de xícara de arroz já pronto (Cozinhe o arroz em uma panela com duas xícaras de água e uma pitada de sal)

- 200ml de leite de coco

- 200ml de água

- 5 colheres de sopa de açúcar demerara

- 1 colher de sopa de farinha de aveia.

Modo de Preparo:

Cozinhe o arroz. Dentro do liquidificador, coloque açúcar, aveia, leite de coco e água. Jogue dentro da panela do arroz todos os ingredientes que foram batidos. Ligue o fogo e deixe cozinhar por cinco minutos, mexendo o arroz doce durante todo o tempo.

Quando estiver pronto, desligue e guarde a panela dentro da geladeira. Após algumas horas, sirva em taças e polvilhe canela em pó. Se quiser, adicione um cravo.

Arroz doce sem glúten

Ingredientes:

- ⅔ de xícara de arroz já pronto

- 200ml de leite de coco

- 200ml de água

- 240g de açúcar

- Cravo a gosto

Canela a gosto

- ½ caixa de creme de soja (opcional).

Modo de Preparo:

Prepare o arroz como indicado na embalagem. Numa panela, coloque leite de coco, açúcar, água, cravo e canela. Ligue o fogo e deixe todos os ingredientes ficarem mais grossinhos. Para engrossar mais, acrescente o creme de soja. Espere o arroz doce esfriar e coloque dentro da geladeira. Sirva em potinhos com um pouco de canela polvilhada.

Arroz de leite condensado

O arroz de leite condensado é mais calórico. Prepare a versão se a sua família não tem integrantes intolerantes à lactose.

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz

- 4 xícaras de água

- 1 lata de leite condensado

- ½ litro de leite fervendo

- Canela em pó.

Modo de Preparo:

Cozinhe o arroz em uma panela com duas xícaras de água e uma pitada de sal. Quando o arroz estiver secando, acrescente o leite e o leite condensado. Com a ajuda de uma colher, deixe a mistura engrossar. Quando estiver pronto, desligue o fogo e coloque a panela dentro da geladeira. Sirva o arroz doce em taças, com um pouquinho de canela polvilhada.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
lactose
sobremesa
intolerância alimentar
leite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ