Sem Lactose

09/04/2015 04:25 - Atualizado em 23/11/2016 05:13

Aprenda 2 receitas de pudins sem lactose

As receitas sem lactose são opções simples para adoçar seu dia de maneira saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Intolerância ao açúcar do leite é um problema comum. Por isso, nem sempre é fácil preparar sobremesas sem lactose, ainda mais receitas de pudins. Porém, esse doce tão tradicional já pode ser degustado também pelos intolerantes à substância. Basta trocar os ingredientes.

Com a popularização dos produtos sem lactose, as dietas dos alérgicos e intolerantes podem se adaptar e incluir diversos alimentos e receitas que, normalmente, fariam uso da substância. Conheça duas receitas de pudins sem lactose, ideais para adoçar os momentos depois do almoço.

receitas de pudins

Como fazer receitas de pudins com leite sem lactose?

Você pode preparar receitas de pudins deliciosos sem precisar da adição de lactose. A troca principal de ingredientes é feita no próprio leite, produzido sem a substância.

Ingredientes:

- 1 xícara de açúcar

- 5 ovos

- 3 xícaras de leite sem lactose

- Essência de baunilha (gotas a gosto).

Modo de Preparo:

Unte com manteiga uma forma com furo no meio e caramelize meia xícara de açúcar. Essa base será o fundo do pudim. Espalhe a calda e arrume a forma em uma assadeira de bordas altas, para que possa preparar o banho-maria depois.

Em uma tigela grande, bata os ovos e a metade restante da xícara de açúcar até que adquira um aspecto fofo. Utilize a batedeira em velocidade baixa. Depois, adicione o leite e a essência de baunilha.

Coloque o creme na forma, deixando cerca de dois centímetros de borda, pois o pudim subirá enquanto assa, ao contrário das receitas de pudins tradicionais.

Despeje cerca de três centímetros de água na assadeira, levando ao forno por mais ou menos uma hora em temperatura média (180ºC).

Fechado o tempo, fure o pudim com uma faca para verificar a consistência. Deixe esfriar sobre um recipiente e leve para o refrigerador quanto já estiver em temperatura ambiente. No momento de servir, solte a borda suavemente com uma faca e vire sobre a travessa.

Pudim com leite de coco

Uma alternativa para as receitas de pudins tradicionais é a feita com leite de coco. Bastante simples, ela requer poucos ingredientes e um cozimento semelhante ao pudim comum. Confira.

Ingredientes:

- 6 ovos

- 400ml de leite de coco

- 1 xícara e ½ de açúcar branco

- 1 xícara de açúcar mascavo

- 1 pitada de sal

- ¼ de xícara de água quente

- 2 colheres de sopa de amido de milho.

Modo de preparo:

Em uma forma com furo no meio, coloque o açúcar mascavo e leve ao fogo baixo para que derreta, formando a cobertura do pudim. Quando o açúcar estiver dourado, despeje água quente com cuidado e mexa. Enquanto a cobertura descansa, coloque os ingredientes do pudim para bater.

Peneire os ovos e coloque-os no liquidificador para bater até ficarem consistente. Misture os outros ingredientes e bata por mais alguns minutos. Despeje o conteúdo na forma e leve para o forno preaquecido em 180ºC por dez minutos.

Deixe assar em banho-maria, na temperatura média, durante uma hora. Leve para a geladeira e deixe por, no mínimo, quatro horas antes de servir.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
intolerância alimentar
pudim
receitas sem lactose
leite de coco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ