Sem Lactose

28/03/2015 08:25 - Atualizado em 04/12/2016 05:39

Ambrosia sem lactose adoça o seu cardápio

A ambrosia sem lactose é preparar com leite específico sem a substância.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sobremesa típica de quem mora no campo, a ambrosia é uma receita preparada essencialmente com leite. Seu sabor, adocicado e ao mesmo tempo azedinho, chama atenção até mesmo dos paladares mais refinados. Veja como preparar uma deliciosa versão sem lactose do doce.

Ambrosia sem lactose

A ambrosia sem lactose é indicada para os intolerantes à substância. Substituindo o leite tradicional, a receita conta também com suco de limão. Veja como fazer essa guloseima livre para todos os gostos.

ambrosia

Ingredientes:

- 9 ovos

- 2 litros de leite zero lactose

- 1 xícara de leite em pó sem lactose

- Suco de 1 limão

- 1kg de açúcar

- 4 paus de canela

- 10 cravos-da-Índia.

Modo de Preparo:

No liquidificador, adicione o leite em pó e o leite zero lactose de sua preferência. Bata bem e acrescente o açúcar. Leve a mistura a uma panela. Adicione a canela e ligue o fogo. Quando começar a ferver, coloque os ovos batidos e o suco de limão. Deixe o leite coalhar, ficando mais grossinho.

Quando o doce ferver, coloque em fogo baixo. Cuide para que a calda fique fininha e transparente, parecida com um óleo. Misture lentamente e finalize acrescentando os cravos-da-índia. Espere a ambrosia esfriar e coloque-a dentro de um pote de vidro. Leve para a geladeira e, depois de pronta, é só aproveitar!

Ambrosia tradicional

A ambrosia tradicional é uma receita típica no Sul e no Sudeste do país. Com ingredientes mais “gordinhos”, como açúcar e leite integral, a receita não é recomendada para intolerantes à lactose ou pessoas que estejam de dieta. Veja como fazer a sobremesa em sua maneira mais tradicional.

Ingredientes:

- 2 litros de leite integral

- ½ xícara de leite em pó

- 1kg de açúcar

- 15 ovos inteiros

- Suco de 1 laranja

- Suco de 1 limão

- 1 pau de canela.

Modo de Preparo:

Dentro de uma panela, coloque o leite, o leite em pó, o açúcar, a canela, o suco de laranja e o de limão. Misture bem todos os ingredientes e deixe ferver.

Em uma batedeira, coloque todos os ovos e bata até que formem uma espuma. Despeje os ovos sobre a mistura que está fervendo. Deixe ferver bem e em seguida faça movimentos em X. Assim, você consegue garantir as bolinhas características da ambrosia.

Deixe a sobremesa na panela cozinhando por uma hora. Mexa de vez em quando, cuidando para que a mistura não queime nos cantos. Quando ela estiver bem dourada e cremosa, desligue. Deixe esfriar e coloque em potes de vidro.

Dica: para deixar o aroma e o sabor ainda mais destacados: adicione cravos-da-índia. A canela em pau também pode ser acrescentada durante o preparo.

Gostou das receita? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem leite
intolerância à lactose
sobremesa
ambrosia sem lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ