Sem Glúten

08/11/2015 10:49 - Atualizado em 05/12/2016 10:11

Veja como fazer bolo de macaxeira em casa

Você pode apostar na versão tradicional ou na receita com coco.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os nomes podem variar: aipim, mandioca e por aí vai. O que ninguém discute é o sabor do bolo de macaxeira, essa delícia típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Confira a seguir duas receitas deliciosas e liberadas para uma dieta sem glúten e sem lactose.

fatia de bolo de macaxeira

Bolo de macaxeira tradicional

A versão simples do bolo não tem segredos. A receita é preparada com apenas sete ingredientes e é bem fácil de fazer. Confira o passo a passo e desfrute dessa delícia.

Ingredientes:

- 500g de macaxeira

- 3 ovos

- 1 xícara de chá de açúcar demerara

- 1 xícara de chá de leite de coco light

- 1 xícara de chá de farinha de coco

- 2 colheres de sopa de óleo de coco

- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Separe um ralador com corte fino e rale a macaxeira crua. Leve a uma tigela e junte os ovos, o açúcar demerara, o leite de coco, a farinha e o óleo. Misture bem. Acrescente o fermento por último.

Unte uma forma com manteiga e despeje a massa do bolo de macaxeira. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus. Deixe por aproximadamente 40 minutos. Para ter certeza de que está pronto, faça o teste do palito, que deve sair sequinho do bolo. Quando terminar de assar, retire do forno e espere ficar morno antes de desenformar.

[[saiba_mais]]

Bolo de macaxeira com coco

O bolo de macaxeira fica ainda mais saboroso se você utilizar coco ralado fresquinho. Veja como fazer essa variação da receita.

Ingredientes do bolo:

- 1kg de macaxeira ralada

- 1 coco fresco ralado

- 5 ovos inteiros batidos

- 200g de margarina derretida

- 200g de açúcar.

Ingredientes da calda:

- 200g de açúcar

- 100ml de água quente

- 1 pacote de coco ralado seco.

Modo de Preparo:

Junte a macaxeira ralada, os ovos, a margarina, o coco fresco ralado e o açúcar. Misture com uma colher e reserve a massa.

Derreta o açúcar no fundo de uma forma. Quando estiver dourado, jogue a água quente e espere apurar. Aguarde alguns minutos até que a calda esfrie. Quando estiver pronta, despeje a massa do bolo por cima.

Leve ao forno preaquecido em temperatura média. Aguarde aproximadamente 40 minutos ou fique de olho na coloração. O bolo de macaxeira deve ficar levemente dourado. Retire e espere esfriar. Quando estiver morno, desenforme com muito cuidado. Finalize polvilhando coco ralado por cima. Corte em fatias e sirva.

Qual dessas receitas é a mais apetitosa? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo de aipim
bolo de mandioca
doença celíaca
sem lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ