Sem Glúten

25/01/2016 05:00 - Atualizado em 20/04/2017 05:12

Veja como fazer bolo de arroz cru

A opção é livre de glúten e também pode ser adaptada para intolerantes à lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já pensou que o arroz que está guardando em sua cozinha pode ser utilizado para fazer um lanchinho gostoso e saudável? O bolo de arroz cru é 100% livre de glúten e pode ser adaptado, ainda, para uma dieta sem lactose. Confira a seguir como preparar duas versões dessa delícia.

bolo de arroz cru

Bolo de arroz cru tradicional

Não tem segredo, nem enrolação. O bolo de arroz cru fica pronto em pouco tempo. Para agilizar o preparo, deixe o arroz e os damascos de molho durante a manhã. Após o almoço, você já terá todos os ingredientes prontinhos para começar.

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de arroz cru

- ½ xícara de chá de damascos secos

- 4 ovos

- ½ xícara de chá de óleo vegetal

- 1 pitada de sal

- 1 punhado de castanhas-do-pará

- 1 colher de chá de canela em pó

- ¼ de xícara de chá de açúcar demerara

- 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de Preparo:

Deixe o arroz de molho em água por quatro horas. Os damascos devem ficar de molho num recipiente à parte, também em água, por uma hora.

Escorra a água dos dois ingredientes e bata-os no liquidificador junto com os ovos, o óleo, o sal, a castanha-do-pará, a canela em pó e o açúcar demerara. O resultado deve ser uma mistura cremosa.

Leve o conteúdo do liquidificador para uma tigela. Junte o fermento e mexa delicadamente. Despeje em uma forma untada com azeite e um pouco de açúcar.

Leve ao forno preaquecido em temperatura média. Asse o bolo de arroz cru por 35 minutos. Retire quando estiver dourado. Aguarde esfriar e desenforme com cuidado.

Saiba Mais
Torta de arroz é liberada para os celíacos
Faça pão de arroz e mais 3 receitas sem glúten
Calorias do arroz dependem da maneira como você cozinha

Bolo de arroz cru com iogurte

Para essa opção, você pode trocar o iogurte natural por uma versão zero lactose. A receita não perde em sabor e fica liberada para uma dieta com restrição ao açúcar do leite.

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz

- 3 ovos inteiros

- 1 xícara e ½ de açúcar

- ½ xícara de óleo

- 100g de coco ralado

- 1 pacote de queijo ralado

- 1 potinho de iogurte natural

- 1 colher de fermento.

Modo de Preparo:

Deixe o arroz de molho em água por três horas. Escorra e bata os grãos com os demais ingredientes da receita. Após mais ou menos cinco minutos, inclua o fermento e misture com uma colher. Despeje a massa em uma forma untada com azeite. Leve para o forno preaquecido e asse em temperatura média por 35 minutos. Retire e espere amornar antes de retirar o bolo da forma.

Que tal experimentar o bolo de arroz cru? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença celíaca
intolerância ao glúten
sobremesa
lanche

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ