Sem Glúten

05/08/2015 12:16 - Atualizado em 01/12/2016 04:45

Varie o cardápio com uma receita de pretzel sem glúten

O pretzel não é tão comum no Brasil, mas você pode preparar uma receita saudável em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já deve ter visto aqueles deliciosos pães enrolados por aí, certo? Com um formato que lembra um coração, o pretzel tem origem alemã e faz sucesso em vários lugares do mundo, mas ainda não é muito comum no Brasil. Apesar disso, você não precisa ficar com água na boca e deixar de provar essa delícia.

Que tal aprender uma receita de pretzel que você mesmo pode fazer em casa? E melhor ainda: sem glúten! É uma versão mais leve e saudável do famoso pãozinho, além de ser liberada para intolerantes à substância e para quem quer manter a dieta na linha.

pretzel

Receita de pretzel sem glúten

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de fécula de mandioca

- 1 xícara de chá de farinha de arroz comum

- 1 xícara de chá de um mix de farinhas sem glúten (pode comprar o mix pronto ou misturar dois tipos de farinhas finas sem glúten)

- 1 sachê de fermento biológico seco

- 1 pitada de sal

- 3 colheres de sopa de açúcar demerara

- 1 ovo

- ½ xícara de chá de leite de arroz morno

- ½ xícara de chá de água morna

- Canela em pó

- Manteiga ghee.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture as farinhas e o fermento. Acrescente o sal, o açúcar, o ovo, o leite e a água. Misture até obter uma massa homogênea. Sove bem até soltar das mãos. Cubra e deixe descansar por 20 minutos.

Depois, pegue um pedaço da massa e faça um cobrinha. Una as duas pontas formando um circulo, torça e prenda no meio do círculo, apertando levemente para formar o pretzel, como se fosse um coração. Faça isso com toda a massa.

Coloque todas as unidades em uma forma forrada com papel-manteiga. Asse em forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos, ou até ficarem ligeiramente dourados. Retire do forno e, com a ajuda de um pincel, passe um pouco de manteiga ghee. Polvilhe canela por cima. Sirva morno.

Saiba mais sobre o pretzel

O pretzel é uma iguaria da culinária da Alemanha e faz parte da tradição daquele país, estando presente até mesmo nas histórias antigas do lugar. Uma espécie de pão, ele é muito macio e apreciado principalmente no sul da Alemanha e em regiões de países vizinhos, como Áustria, Suíça e França.

Com o tempo, o clássico pretzel alemão foi sendo adaptado por outros países e ganhando novas densidades, coberturas e sabores. Muitas vezes, é cortado ao meio no sentido horizontal, sendo recheado com manteiga, nata batida ou ainda com fatias de carne e queijo.

Também podem receber coberturas doces, como chocolate ou açúcar e canela; salgadas, como queijo derretido e bacon; ou ainda de sementes, como gergelim, papoula, girassol e abóbora. Na preparação, existe uma variação no uso de diferentes farinhas, como trigo integral, centeio, entre outras.

Que tal usar a criatividade e inventar outras receitas? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Alemanha
doce
salgado
receita sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ