Sem Glúten

03/07/2015 10:01 - Atualizado em 16/11/2016 12:59

Utilize a farinha de amaranto e consiga receitas mais saudáveis

A farinha é mais leve e nutritiva, podendo ser adicionada a sucos, bolos e pães.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem está na luta contra a balança e procura opções mais saudáveis para substituir alguns alimentos, a farinha de amaranto pode ajudar. Facilmente incorporada a receitas doces e salgadas, ela traz uma série de benefícios para a saúde.

O amaranto é um grão que pode ser consumido em forma de sementes, flocos ou farinha. Ele é rico em nutrientes como fibras solúveis, que ajudam no emagrecimento, diminuem o apetite, controlam os níveis do colesterol e melhoram o funcionamento do intestino.

Benefícios da farinha de amaranto

Existem diversas farinhas que são usadas para substituir a de trigo, que é mais calórica, pobre em nutrientes e possui glúten. Uma opção que vem ganhando espaço nesse time é a farinha de amaranto, fonte de carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, fósforo e selênio, além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo.

Entre os principais benefícios dessa farinha está o auxílio ao emagrecimento, devido à presença de fibras. Ela traz sensação de saciedade por mais tempo, alivia a prisão de ventre e ajuda no funcionamento do intestino e na eliminação de impurezas, regulando o sistema digestivo e diminuindo o inchaço abdominal.

farinha de amaranto

As fibras ainda atuam na redução da pressão arterial e no controle da glicemia, diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Com isso, também é capaz de reduzir o colesterol da corrente cardiovascular, contribuindo para a saúde do coração. Outro benefício é poder ser consumida por celíacos, pois não contém glúten.

Além disso, a farinha de amaranto também ajuda na recuperação dos músculos, pois contém 15% de proteínas e aminoácidos essenciais. Tem função antioxidante e, por isso, atua retardando o processo de envelhecimento das células do organismo.

Por ser fonte de cálcio biodisponível, o mais absorvido pelo organismo, ajuda a combater a osteoporose e é uma boa opção para quem possui deficiência desse micronutriente.

Receita de panqueca com farinha de amaranto

A farinha de amaranto possui um sabor bem leve e ameno, então pode ser adicionada a várias receitas, como sopas, sucos, saladas, bolos, pães, panquecas, entre outras opções. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais e supermercados.

Ingredientes:

- 1 ovo inteiro

- 1 clara

- 3 colheres de sopa de farinha de amaranto

- 3 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico ou de amido de milho

- ½ xícara de água

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

- 1 pitada de sal

- Outros temperos, como pimenta, orégano e açafrão (opcional).

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por alguns minutos. A massa vai ficar com uma espuma na parte de cima. Retire-a. A consistência da mistura é mais líquida, mas, se ficar demais, acrescente mais um pouco de amido de milho.

Unte a frigideira com um fio de azeite e coloque a massa. Quando estiver dourada de um lado, vire e deixe dourar do outro. Recheie como quiser. Uma dica é usar frango desfiado, cebolinha, requeijão e abobrinha ralada e refogada. Leve ao forno por alguns minutos para esquentar o recheio.

Conhece outra maneira de incluir a farinha de amaranto no cardápio? Conte nos comentários! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
panqueca
farinha sem glúten
receitas para celíacos
benefícios do amaranto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ