Sem Glúten

06/01/2016 01:00 - Atualizado em 29/11/2016 09:11

Tortilha de batata rende ótimos lanches sem glúten

A tortilha de batata e a versão tradicional podem ser recheadas com carnes desfiadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Arriba! A tortilha, clássico da culinária espanhola e mexicana, pode ser preparada em diferentes versões sem glúten. Abaixo vamos conhecer duas receitas dessa iguaria, a tortilha de batata e a mexicana clássica, que ficam prontas em poucos minutos e são bem práticas de fazer.

Tortilha de batata

Receita da tortilha de batata

A tortilha de batata pode ser recheada com frango ou carne desfiada. Se quiser deixar a delícia ainda mais típica, invista na adição de molho de pimenta.

Ingredientes:
½ xícara de chá de oléo
2 batatas médias cortadas em rodelas finas
2 cebolas médias cortadas em rodelas finas
6 ovos batidos
Tempero a gosto
1 colher de chá de sal.

Modo de Preparo:
Espalhe o óleo no fundo de uma frigideira grande. Leve para o fogo e aguarde esquentar. Quando estiver na temperatura correta, coloque as batatas e deixe fritar. Elas devem ficar douradas. Retire e coloque para escorrer em papel absorvente. Na mesma panela, acrescente as cebolas e deixe refogar. Também retire.

Coloque os ovos temperados com sal e pimenta na frigideira. Espalhe as batatas e cebolas por cima. Deixe dourar. Assim que estiver consistente, vire para o outro lado e espere ficar dourado. Retire do fogo e sirva. Recheie com a mistura de sua preferência.

Saiba Mais
Bolo de frutas: Prepare essa delícia sem glúten
Aprenda a fazer um bolo floresta negra sem glúten
Torta de cebola: Aprenda uma receita sem glúten

Tortilha mexicana clássica

Livre de glúten, essa massa fina combina com mix de legumes e carnes desfiadas.

Ingredientes:
375 g de farinha sem glúten
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
5 colheres de sopa de azeite
200 ml água morna.

Modo de Preparo:
Coloque a farinha, o fermento, o sal, o açúcar, o azeite e a água morna em uma tigela. Misture com a ajuda das mãos. Deve virar uma massa elástica e que não gruda nas mãos. Faça bolas pequenas. Enrole cada uma delas entre duas folhas de papel vegetal. Aperte bem para formar. Se necessário, utilize um rolo para abrir.

Esquente a frigideira com gotas de azeite. Espere esquentar bem. Coloque as tortilhas sobre a panela e aguarde 30 segundos. Quando estiverem douradas, vire e deixe por mais 20. As lâminas devem ficar com bolas por toda a sua extensão. Recheie enquanto a tortilha está maleavél. Sirva em um prato decorado.

E aí, curtiu as dicas para preparar as receitas de tortilha de batata e mexicana clássica? Compartilhe e siga acompanhando o Vivo Mais Saudável.

TAGS
receita
nutrição
culinária
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ