Sem Glúten

31/10/2015 12:50 - Atualizado em 08/12/2016 09:45

Torta de palmito: Aprenda uma receita sem glúten e sem lactose

A torta também pode ser incrementada com frango desfiado e legumes picados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com poucas calorias e gorduras, o palmito é um alimento próprio para muitas dietas, sendo fonte de fibras, cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitaminas A, B e C. a torta de palmito é uma sugestão saborosa para aproveitar os benefícios do vegetal - e o melhor: numa receita liberada para intolerantes ao glúten e à lactose. Não tem como resistir!

torta de palmito para intolerantes

Receita: Torta de palmito

Em apenas uma hora, você garante um lanche da tarde que traz benefícios para a saúde e não compromete a sua dieta restrita. Duvida? Veja como fazer a torta de palmito e comprove!

Ingredientes da massa:

- 1 xícara de farinha de arroz

- ½ xícara de polvilho azedo

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 1 xícara de chá de água

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de sopa de açúcar mascavo

- ½ xícara de chá de óleo

- 3 ovos

- 1 colher de sopa de sementes de linhaça.

Ingredientes do recheio:

- 1 vidro de palmito

- 2 colheres de sopa de azeite

- 2 dentes de alho picados

- 1 cebola picada

- 1 tomate picado

- ½ xícara de azeitonas verdes picadas

- 1 colher de sopa de farinha de arroz

- ½ xícara de leite morno

- Salsinha picada

- Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes da massa no liquidificador e bata até que estejam homogêneos. Reserve.

Para o recheio, aqueça o azeite em uma frigideira. Refogue o alho e a cebola. Quando estiverem dourados, adicione o tomate e o palmito picado. Dilua a farinha de arroz no leite e leve à panela. Mexa bem e acrescente azeitonas picadinhas, salsinha, sal e pimenta. Mexa mais um pouco e desligue o fogo.

Espalhe metade de massa em uma forma de fundo removível untada. Jogue por cima o recheio e, em seguida, o restante da mistura. Leve para o forno preaquecido em 180 graus por aproximadamente 35 minutos. Quando a torta de palmito estiver dourada, retire e espere esfriar. Desenforme com cuidado e corte em fatias.

Saiba Mais
Risoto de palmito: Prepare uma receita sem lactose
Torta de cebola: Aprenda uma receita sem glúten
Reeducação alimentar é o primeiro passo para emagrecer com saúde

Intolerância é negócio sério!

A alimentação zero glúten exclui principalmente o consumo de alimentos preparados com farinha de trigo. Massa, pães e bolos, calóricos e ricos em carboidratos, deixam de fazer parte do cardápio e são substituídos por opções mais saudáveis. É por isso que muitas pessoas acreditam que o glúten engorda.

Já a dieta livre de lactose elimina as opções que contêm o açúcar do leite, muitas delas também bastante calóricas. Leite condensado, iogurtes e outras delícias são terminantemente proibidos.

Recomendado apenas para quem realmente é intolerante, o cardápio restritivo deve ser elaborado por um nutricionista. Assim como outras dietas limitadas, as versões sem lactose e sem glúten podem ser prejudiciais para a saúde e só devem ser praticadas por quem foi diagnosticado com o problema.

Se o seu desejo é apenas emagrecer, não acredite que cortar glúten e lactose da dieta será a solução. Busque ajuda profissional e adote uma reeducação alimentar.

Conte para nós o que você achou da receita de torta de palmito! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
torta salgada
receita sem glúten
receita sem lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ