Sem Glúten

19/07/2015 05:40 - Atualizado em 10/12/2016 02:10

Torta de cebola: Aprenda uma receita sem glúten

A torta de cebola caramelada tem sabor suave e pode ser servida no almoço ou no jantar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A torta de cebola é uma mistura suave de creme de castanhas de caju e adocicadas cebolas carameladas. Ela é livre de glúten, preparada com farinha de amêndoas. E o melhor: pode ser saboreada como almoço, lanche da tarde e até mesmo janta.

Como servir a torta de cebola

Para servir a torta de cebola como refeição, fica a dica: faça uma salada. Pode ser de folhas, de legumes ou com frutas. A escolha de um bom vinho, seja para o almoço ou o jantar, é uma forma de transformar o alimento em uma verdadeira experiência gastronômica.

torta de cebola

Torta de cebola caramelada

A base da torta de cebola pode ser utilizada para a criação de outras receitas. Se você é criativo e deseja inovar na dieta, invente outras opções de recheio e delicie-se.

Ingredientes da Massa:

- 150g de farinha de amêndoas

- 1 xícara de farinha de arroz

- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

- ½ xícara de alecrim fresco picado

- 30ml de azeite de oliva extravirgem

- ½ colher de café de sal.

Ingredientes do Creme de Castanha:

- 120g de castanha de caju

- 1 dente de alho

- 1 colher de sopa de suco de limão.

Ingredientes do Recheio:

- 5 cebolas grandes cortadas em fatias finas

- 60ml de azeite de oliva extravirgem

- 1 colher de sopa de açúcar mascavo

- 1 colher de sopa de vinagre branco

- Sal e pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:

Primeiro, prepare o creme de castanha. Junte todas as castanhas em uma tigela com água fria. Deixe repousar por aproximadamente duas horas. Depois, bata tudo no liquidificador. Acrescente o alho, o sal e o suco de limão. Bata até formar uma pasta cremosa. Reserve

Em seguida, é a vez das cebolas carameladas. Separe uma frigideira grande. Espalhe o azeite e deixe aquecer. Adicione as cebolas e o açúcar mascavo. Mexa e acrescente o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe por 30 minutos. Junte vinagre e cozinhe por mais cinco minutos. Deixe esfriar.

Para a massa, separe uma tigela. Coloque a farinha de amêndoas, a farinha de arroz, o sal, o bicarbonato de sódio e o alecrim. Misture bem esses ingredientes. Em outra tigela, junte o azeite com duas colheres de sopa de água. Mexa com a ajuda das mãos. Incorpore o conteúdo de um recipiente ao outro. Quando ficar firme e modelável, está pronta.

Forre o fundo de uma forma com azeite. Espalhe a massa e aperte com os dedos. Leve ao forno em temperatura de 180 graus Celsius por dez minutos. Retire e junte o creme de castanhas e as cebolas. Coloque novamente no forno e deixe assar por 15 minutos. Quando a torta de cebola estiver pronta, retire e espere esfriar. Desenforme e aproveite!

A fim de experimentar a receita? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
torta salgada
receita sem glúten
cebola caramelada
celíaco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ