Sem Glúten

08/10/2015 11:34 - Atualizado em 02/12/2016 07:59

Torta de berinjela: Delícia sem glúten pode ser feita em casa

Além de ser muito nutritivo e livre de glúten, o prato é fácil e rápido de preparar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Está procurando uma opção mais leve e saudável para a próxima refeição? Então a torta de berinjela é a pedida certa. Livre de glúten, além de ser liberada tanto para intolerantes quanto para quem estiver controlando o peso, a receita também é deliciosa e agrada a toda a família.

torta de berinjela

Receita de torta de berinjela

Ingredientes da torta:

- 1 berinjela grande cortada em rodelas

- 200g de cogumelos frescos

- 1 cebola média cortada em rodelas

- Azeitonas

- Queijo muçarela fatiado

- Queijo ralado

- Pimenta-do-reino a gosto

- Sal a gosto

- Azeite

Ingredientes do molho:

- 1 lata de tomates pelados

- 1 xícara de chá de molho de tomate

- 1 cebola média picada

- 4 dentes de alho picados

- Manjericão seco a gosto

- Folhas de manjericão a gosto

- 1 xícara de chá de água fervente

- ¼ de xícara de chá de creme de leite fresco

- Sal a gosto

- Azeite.

Saiba Mais
Varie o cardápio com 2 receitas de berinjela recheada
Sopa de abobrinha é saborosa, leve e ainda desintoxica o organismo
Gostoso e saudável: Veja como fazer creme de abóbora

Modo de Preparo:

Antes de começar a preparar a torta, coloque as berinjelas cortadas em uma vasilha com água e uma colher de chá de sal, deixando por aproximadamente uma hora para retirar o amargor.

Enquanto elas ficam descansando na água, prepare o molho colocando um fio de azeite na panela e refogando a cebola junto com o alho. Em seguida, adicione o molho de tomate, a lata de tomates pelados, o manjericão seco, o sal e a água fervente. Deixe a mistura no fogo médio por cerca de 20 minutos.

Depois, desligue o fogo, acrescente o creme de leite - que ajuda a retirar a acidez do molho -, as folhas de manjericão picadas e um pouco de azeite. Leve os cogumelos fatiados para o fogo em uma frigideira quente com azeite, tempere com pimenta-do-reino e sal, espere toda a água que os cogumelos soltam secar e desligue o fogo.

Lave as berinjelas em água corrente, enxugue as fatias uma por uma e refogue-as dos dois lados em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite.

Para montar a torta de berinjela, coloque um pouco do molho de tomate no fundo de um refratário e disponha as berinjelas fatiadas. Em seguida, junte os cogumelos, as azeitonas, a cebola e o restante do molho. Finalize com queijo muçarela e queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 190 graus por 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Benefícios da torta de berinjela

Essa torta é muito nutritiva, devido aos benefícios do ingrediente principal. A berinjela possui baixo valor calórico e é rica em proteínas, vitaminas A, B, C e K  e minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Ela ajuda a reduzir o colesterol e a controlar a pressão sanguínea e o diabetes. Ainda, contribui para a saúde do sistema digestivo e é uma ótima aliada para a perda de peso.

Que tal preparar a torta de berinjela e aproveitar esses benefícios? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir outras receitas especiais aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
torta salgada
doença celíaca
torta sem glúten
benefícios da berinjela

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ