Sem Glúten

05/11/2014 02:25 - Atualizado em 07/12/2016 06:48

Suflê de alface: Conheça uma receita sem glúten

Suflê de alface pode ser consumido como opção de almoço, lanche da tarde ou no jantar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem está a procura de um alimento saboroso, com poucas calorias, sem glúten e lactose, já pode ficar fã dessa receita. O suflê de alface é preparado com manteiga, farinha de arroz, leite vegetal, gemas, claras, sal a gosto e muito alface, claro. Veja nesse artigo como preparar o prato e, de quebra, conheça os benefícios do consumo do vegetal para a sua nutrição.

sufle-de-alface

Receita de suflê de alface

Diferente, o suflê de alface é uma receita sem glúten que pode ser consumida também por intolerantes à lactose. De preparo rápido, o suflê pode ser opção para o seu almoço (com uma proteína), lanche da tarde ou jantar.

Ingredientes:

1 colher de sopa manteiga sem lactose

1 colhher de sopa farinha de arroz

1 copo de leite vegetal

3 gemas

3 claras em neve

1 pé de alface

Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Para preparar o suflê de alface, coloque a farinha de arroz e a manteiga em uma panela. Deixe a mistura fritar até que fique dourada. Desligue o fogo. Adicione lentamente o leite vegetal até que farinha vire um creme. Acrescente o tempero verde, o sal, a alface e as gemas. Misture e coloque as claras em neve.

Pegue a mistura e coloque dentro de uma forma untada com manteiga e farinha de arroz. Leve o suflê de alface para o forno e deixe por mais ou menos 15 minutos. Quando o suflê estiver frio, desenforme.

Benefícios do suflê de alface

Conhecida por ser uma folha insosa, o alface é rico em nutrientes. Nas versões lisa, crespa, roxa, americana, romana e mimosa, a quantidade de 50 gramas de alface contém menos de 10 calorias. Com pouquíssimos carboidratos - apenas 2 gramas por 50 gramas - o alface é um alimento zero gordura, indicado para todas as refeições.

Com vitaminas A, C, E e K, zinco, potássio, magnésio e ferro, o alface ajuda a melhorar a visão e trabalha contra os radicais livres, conhecidos por acarretar o envelhecimento precoce. Também protege o nosso organismo contra doenças crônicas e ajuda na cicatrização.

O consumo de alface ainda ajuda na luta contra a anemia, já os minerais contidos na folha auxiliam na formação das células sanguíneas.

Para quem deseja emagrecer, o consumo de alface é uma forma de enganar a fome. Antes de comer refeições importantes, como o almoço ou jantar, faça um prato de salada repleto de alface ou outras folhas verdes. Isso garante que você se sinta mais cheio e com menos vontade de atacar tudo o que vê pela frente.

Para consumir o alface, lave as folhas uma de cada vez com água corrente. Se quiser, pode usar as soluções prontas para limpeza de folhas. Após deixar o alface por alguns minutos dentro da solução, lave novamente as folhas com muito cuidado.

Na hora de guardar na geladeira, coloque o que sobrou dentro de um saco plástico. O alface pode ficar refrigerado apenas por 3 dias.

E aí, interessada em experimentar o suflê de alface? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alface
receitas saudáveis
sem glúten
receitas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ