Sem Glúten

02/08/2015 10:26 - Atualizado em 07/12/2016 08:34

Sobremesa sem glúten: Faça bolo de amêndoas

Rica em fibras, a amêndoa possui proteínas, cálcio, ferro e outros nutrientes essenciais para a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você ainda não inclui as oleaginosas na sua alimentação, saiba que nunca é tarde para adotar novos hábitos saudáveis. Amêndoas, castanhas e nozes carregam muitos nutrientes e podem ser excelentes parceiras na hora de emagrecer. Que tal começar aprendendo a fazer um bolo de amêndoas sem glúten?

Não tenha medo. As gorduras presentes na semente são saudáveis a ponto de ajudar seu metabolismo a funcionar melhor. Cerca de 100 gramas de amêndoas contêm 11,8 gramas de fibras, que são difíceis de digerir. Isso estimula o organismo a queimar mais calorias para quebrá-las.

Aprenda a fazer duas receitas de bolo de amêndoas liberadas para celíacos.

bolo de amendoas

Bolo de amêndoas sem glúten

Ingredientes:

- 3 ovos com claras e gemas separadas

- 80ml de óleo

- 150g de açúcar

- 200g de farinha de amêndoas

- 150g de polvilho doce

- 150ml de suco de laranja natural

- 1 saquinho de fermento químico em pó.

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve até adquirirem densidade e formar picos. Reserve e bata as gemas com o açúcar até formar um creme. Adicione o óleo e o suco de laranja e misture. Em seguida, acrescente a farinha de amêndoas e mexa para incluir o polvilho doce misturado com o fermento.

Continue mexendo tudo e, por último, junte as claras em neve, misturando lentamente sem bater. Despeje a massa em uma forma de bolo untada e leve ao forno a 180 graus Celsius por até 30 minutos. Retire o bolo de amêndoas e desenforme.

bolo de amendoas

Bolo de amêndoas com framboesa

Ingredientes:

- 1 xícara de farinha de amêndoas

- ½ xícara de farinha de arroz

- ½ xícara de fécula de batata

- ¼ de xícara de polvilho doce

- Raspas de limão

- 2 ovos grandes

- 1 xícara de açúcar demerara

- ⅓ de xícara de óleo de coco ou de girassol

- 1 xícara de leite de coco ou outro leite vegetal

- 1 colher de sopa de fermento

- Framboesas.

Modo de Preparo:

Misture as farinhas em uma tigela e reserve. Bata os ovos, o açúcar e o óleo até virar uma mistura cremosa. Em seguida, adicione a mistura dos secos, intercalando com o leite, e bata até a massa ficar homogênea.

Por último, coloque as raspas de limão, o fermento e as framboesas. Despeje a massa em formas de cupcakes ou na forma de bolo untada. Asse em forno preaquecido a 180 graus Celsius por até 40 minutos. A receita rende cerca de 16 cupcakes ou um bolo médio de 20 centímetros.

Benefícios da amêndoa

Além das fibras, a amêndoa possui proteínas, cálcio, ferro, potássio, zinco, selênio, vitamina E e ácido fólico em sua composição. A oleaginosa ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, pois diminui a velocidade com que o açúcar é absorvido.

Além disso, o leite vegetal de amêndoas possui gorduras monossaturadas, dá sensação de saciedade e ainda ajuda a eliminar toxinas do organismo. O óleo produzido com a semente faz parte do ritual de beleza de muitas mulheres, principalmente gestantes que desejam cuidar da pele durante a gravidez.

O consumo de amêndoas pode diminuir o colesterol ruim, chamado LDL com a preservação do colesterol saudável, o HDL. Já o cálcio presente nas amêndoas fortalece ossos e dentes. Cerca de 92 gramas de amêndoas fornecem 243 miligramas de cálcio.

Qual dessas receitas de bolo de amêndoas é a sua preferida? Conte para nós! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de saúde e nutrição.

TAGS
fibras
emagrecer
oleaginosas
bolo sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ