Sem Glúten

22/08/2015 01:39 - Atualizado em 02/11/2016 09:11

Sem glúten! Torta de sardinha pode ser feita em casa

O pescado é rico em ômega-3, cálcio, vitamina D e proteínas, nutrientes que garantem um organismo mais saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Vai receber alguns amigos e não sabe o que preparar? Que tal inovar o cardápio com uma torta de sardinha saborosa e nutritiva? Essa receita promete agradar a todos e não dá muito trabalho.

Aproveite o tempo livre para se aventurar na cozinha sem abrir mão da saúde. Receitas caseiras são ricas em nutrientes e livres de conservantes. Por isso, reserve um tempinho para preparar essa refeição especial.

torta de sardinha sardinhas inteiras

Faça hoje mesmo: Torta de sardinha

Ingredientes:

- 4 ovos

- 240 ml água

- ½ xícara de óleo ou azeite

- 200g de fécula de batata

- 1 dente de alho (opcional)

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de sopa de fermento químico

- 1 lata de sardinha ao molho.

Modo de Preparo:

Reserve a sardinha. Bata todos os demais ingredientes no liquidificador, deixando o fermento por último. Despeje em uma forma um pouco da massa. Em seguida, acrescente o peixe, depois o restante da massa. Asse a torta de sardinha em temperatura alta por 25 minutos. Faça o teste do palitinho para verificar o ponto.

Os benefícios da sardinha

A sardinha, assim como outros peixes, é uma fonte rica de ômega 3, um dos ácidos graxos que o organismo humano não produz sozinho. Assim como o ômega 6, ele deve ser consumido por meio da alimentação e, por isso, sua importância no cardápio é fundamental.

Saiba Mais
Sanduíche natural de frango é opção saudável para as crianças
Waffle sem glúten é lanche saudável no inverno
Salada de frango deixa seu cardápio mais saudável

Essa gordura é muito benéfica para manter o coração saudável e, até mesmo, para prevenir o câncer. Pessoas que possuam uma dieta rica em ômega 3 tendem a ter menos perigo de sofrer doenças cardiovasculares.

Mas se engana quem acha que a sardinha é benéfica apenas pelo ácido graxo. O alimento é rico em cálcio - até mais que o próprio leite -, contribuindo para ossos mais fortes. Ainda, é fonte de vitamina D, que contribui para uma melhor absorção de minerais. A sardinha também oferece tantas proteínas quanto a carne vermelha.

Solte a criatividade

Depois de ficar por dentro dos benefícios da torta de sardinha, vai ser difícil não querer provar essa receita deliciosa. No entanto, se você não é grande fã do peixe, pode adaptar o prato e utilizar a massa para preparar uma torta de outro sabor.

Algumas opções são atum - outra fonte rica de nutrientes similares a sardinha - ou frango, que também garante uma série de benefícios à saúde. Além disso, recheios vegetarianos também são opções saudáveis, que contribuem para um organismo fortalecido.

Qual será a sua aposta para agradar à família? Conte para nós! E confira mais dicas de alimentação e receitas nutritivas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
ômega 3
ácidos graxos
benefícios da sardinha
torta sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ