Sem Glúten

10/02/2016 05:00 - Atualizado em 07/12/2016 08:18

Sem glúten! Sopas e caldos garantem um jantar leve

Saborosas e nutritivas, as receitas podem ser adaptadas ao gosto pessoal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja para aquecer uma noite fria ou para controlar a balança, sopas e caldos são alternativas de muito sabor. Versáteis, os pratos podem ser adaptados para levar seus ingredientes favoritos, garantindo uma refeição leve e deliciosa.

Sopas e caldos são versáteis

Além disso, as receitas a seguir são ótimas como entrada para aquele jantar especial entre amigos. Dica: finalizar com cheiro-verde, gengibre ou outro condimento deixa tudo ainda mais apetitoso. Confira nossas sugestões.

mulher que gosta de sopas e caldos cheira prato de sopa

Sopa de mandioquinha

Ingredientes:

- 400g mandioquinha

- 1 cebola

- 1 colher de sobremesa de azeite de oliva

- 1 litro de água

- Cebolinha a gosto

- Sal a gosto

- Pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Descasque a mandioquinha e corte-a em pedaços. Cozinhe em uma panela com água fervente até amolecer. Escorra e deixe esfriar.

Em uma panela, refogue a cebola no azeite e acrescente a mandioquinha batida com um litro de água no liquidificador. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Decore com cheiro-verde na hora de servir.

Sopa de abóbora

Ingredientes:

- 1 e ½ cebola picada

- 2 dentes de alho picados

- 500g de abóbora de pescoço descascada e sem sementes

- 1 colher de chá de sal

- ½ maço de espinafre

- 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado

- Ervas desidratadas a gosto.

Modo de Preparo:

Refogue a cebola e o alho. Acrescente a abóbora e o sal. Cubra com água. Cozinhe em fogo baixo até a abóbora ficar macia. Depois de cozida, bata no liquidificador até adquirir consistência de creme. Em seguida, volte à panela. Adicione o espinafre e aguarde amolecer. Tempere com gengibre na hora de servir.

Caldo verde

Ingredientes:

- 4 colheres de sopa de azeite de oliva

- 1 cebola picada

- 1 dente de alho picado

- 6 batatas descascadas e cortadas em cubos

- 2 litros de água

- 170g de linguiça fatiada

- 450g de couve lavada e fatiada

- 2 e ½ colheres de chá de sal

- Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Doure a cebola e o alho em três colheres de azeite, numa panela grande. Junte as batatas e a água e cozinhe em fogo médio por 20 minutos, ou até as batatas amolecerem.

Enquanto isso, doure a linguiça em outra panela até que ela tenha soltado bastante gordura. Se desejar, seque-a sobre papel toalha para tirar o excesso.

Tire as batatas da panela e amasse-as com um garfo ou passe-as no processador. Depois de amassadas, leve-as de volta à panela. Junte a linguiça e tempere com sal e pimenta. Cubra e deixe esquentar em fogo médio por cinco minutos.

Um pouco antes de servir, adicione a couve fatiada, misture e deixe cozinhar rapidamente. Por cima, regue com o restante do azeite de oliva.

Gostou das receitas de sopas e caldos? Deixe um comentário e nos diga qual é a sua favorita! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença celíaca
dieta
inverno
jantar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ