Sem Glúten

15/09/2015 03:24 - Atualizado em 03/12/2016 05:28

Sabor de infância: Prepare bolinho de chuva sem glúten

O bolinho conta com ingredientes que deixam a receita saudável e nutritiva.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As receitas adaptadas sem glúten permitem que os intolerantes não deixem de comer pratos deliciosos. E, para a alegria de quem adora um bolinho de chuva, ele também possui uma versão livre da proteína e liberado para celíacos. Além disso, a opção não possui lactose.

Não apenas para intolerantes, mas para qualquer pessoa que esteja querendo uma alimentação mais saudável, o bolinho de chuva sem glúten é mais leve e nutritivo que a versão tradicional. Existem variações da receita, que se diferenciam nos ingredientes e também na forma de preparar, podendo ser frito ou assado.

bolinho de chuva com espumante

Receita de bolinho de chuva sem glúten

A primeira opção de bolinho de chuva, além de não conter glúten, é composta com um ingrediente que contribui para o valor nutritivo da receita. A farinha de arroz auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo e do coração, além de ajudar no controle do diabetes, já que possui baixo índice glicêmico.

Ingredientes:

- 2 ovos

- 60g de açúcar

- 80g de farinha de arroz

- 80g de polvilho doce

- 50ml de água

- 10g de fermento em pó

- Açúcar e canela para polvilhar.

Modo de Preparo:

Bata os ovos com um fouet ou um garfo e acrescente o açúcar, misturando bem. Adicione a farinha de arroz já misturada ao polvilho. Em seguida, coloque a água aos poucos, mexendo e verificando a textura para que a massa não fique mole. Misture até formar uma massa uniforme e consistente. Por último, junte o fermento em pó e misture bem.

Aqueça bastante óleo em uma panela funda e, quando estiver quente, despeje a massa com uma colher de sopa, formando o bolinho de chuva. Deixe fritar, dourando todos os lados, e depois retire com uma escumadeira, colocando em cima de um papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Enquanto você frita os bolinhos, é importante controlar a temperatura do óleo para não queimar, diminuindo e aumentando de vez em quando a chama do fogo. Enquanto os bolinhos ainda estiverem quentes, passe na mistura de açúcar com canela. Sirva-os de preferência ainda mornos.

Saiba Mais
Canela oferece sabor e benefícios para saúde
Farinha de aveia contribui para uma dieta saudável
Bolinho de chuva sem açúcar é opção de lanche saudável

Outra opção de bolinho de chuva

Para quem quer controlar também o consumo de fritura, é possível fazer um bolinho de chuva sem glúten assado, ainda mais saudável. Essa receita também conta com a adição de farinha de berinjela, que ajuda no funcionamento do intestino e na prevenção de doenças, e de farinha de aveia, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e controlar o peso.

Ingredientes:

- 2 ovos

- 1 colher de sopa de farinha de berinjela

- 1 colher de sopa de farinha de aveia

- 2 colher de sopa de farinha de arroz

- 2 colheres de sopa de adoçante culinário

- 1 xicara de cafezinho de leite morno

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 1 colher de chá de extrato de baunilha

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Com um fouet, misture os ovos com o adoçante, o leite, o sal e o extrato de baunilha. Em uma tigela, misture as farinhas e o fermento. Em seguida, acrescente os ingredientes que foram batidos. Coloque a massa em forminhas pequenas, ou forminhas para cupcake.

Asse em forno preaquecido a 160 graus Celsius por dez minutos ou até cozinhar a massa. Polvilhe canela por cima e sirva ainda quentinho.

Qual dessas opções parece a mais saborosa? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras receitas especiais aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sobremesa
receita sem glúten
doença celíaca
doce

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ