Sem Glúten

08/11/2015 08:46 - Atualizado em 03/12/2016 03:36

Receita: Pão de mandioca para uma refeição sem glúten

Além de ser livre da proteína, o alimento ainda traz benefícios voltados para quem possui intolerância.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem possui a doença celíaca, é fundamental buscar receitas adaptadas que sejam livres do glúten. Como pães, bolos e outros alimentos comuns do dia a dia geralmente possuem a proteína, ingredientes como a mandioca ajudam na substituição e garantem uma refeição nutritiva. É o caso do pão de mandioca, que além de tudo traz benefícios à saúde.

A receita pode ser uma ótima opção para consumir no café da manhã e começar o dia com mais disposição e energia. Sem falar que o alimento proporciona saciedade por mais tempo, ajudando a controlar a fome até a próxima refeição.

pão de mandioca

Receita de pão de mandioca

Ingredientes:

- ½ kg de mandioca cozida e amassada

- 2 ovos

- 1 tablete de fermento para pão

- 2 colheres de sopa de margarina sem leite

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de chá de açúcar

- 3 xícaras de chá de farinha de arroz.

Modo de Preparo:

Para fazer o pão de mandioca, basta desmanchar o fermento no açúcar, acrescentar o sal, os ovos e a margarina. Em seguida, misture bem e deixe descansar por 30 minutos.

Depois, adicione a mandioca e a farinha de arroz e misture até a massa ficar consistente. Coloque em uma forma para pão, untada e polvilhada. Espere crescer e asse em forno por 30 minutos em forno preaquecido, ou até dourar. Experiente o pão de mandioca ainda morno, com geleias ou o acompanhamento que preferir.

Benefícios da mandioca para a saúde

Também chamada de macaxeira ou aipim, a mandioca é um dos alimentos mais conhecidos e consumidos no Brasil. Nativa da América da Sul, ela é base da alimentação de diversos povos indígenas, mas agora também faz parte do cardápio de muitos brasileiros, garantindo uma série de benefícios à saúde.

A mandioca é rica em carboidratos e possui alto valor calórico, oferecendo 125 calorias em cada 100 gramas. Em compensação, o alimento também é fonte de fibras, que desaceleram a absorção dos nutrientes. Com isso, proporciona energia e disposição de forma prolongada, além de saciar a fome por mais tempo.

Saiba Mais
Veja como preparar uma deliciosa receita de sopa de mandioca
Torta de arroz é liberada para os celíacos
Confira a receita de um bolo de mandioca sem glúten e se delicie

A presença de fibra dietética também ajuda a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e os níveis de açúcar no sangue, além de diminuir os riscos de obesidade e de contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo.

O alimento contém vitamina C, que oferece proteção contra os radicais livres e ajuda a prevenir de infecções a doenças coronárias. Já o ácido fólico colabora para reduzir os riscos de câncer de cólon e é essencial para a saúde da mulher durante a gravidez.

Para quem tem doença celíaca, a mandioca traz alguns benefícios a mais. A ausência da proteína alergênica na farinha de aipim a torna um bom substituto para o centeio, a aveia, a cevada e o trigo. Além disso, consumir alimentos feitos com o componente, como é o caso do pão de mandioca, ainda pode provocar alívio contra a alergia.

Que tal preparar a receita? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença celíaca
farinha de mandioca
pão caseiro
café da manhã

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ