Sem Glúten

07/06/2015 03:03 - Atualizado em 02/12/2016 11:21

Quer receitas sem glúten? Use farinha de tapioca

A farinha de tapioca pode ser adicionada ao preparo do pão de queijo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Também chamada de fécula da mandioca, a farinha de tapioca é matéria-prima do polvilho azedo e do polvilho doce. Ficou confuso? Siga conosco e aprenda as diferenças. Aproveite para conferir duas receitas criadas com essa farinha sem glúten.

farinha de tapioca

Enquanto o polvilho doce é a fécula de mandioca em sua versão natural, o polvilho azedo passa por um processo de fermentação. Já quando a fécula é hidratada, é produzida a goma de tapioca. Ela é o ingrediente para a criação das tradicionais receitas nordestinas, recheadas com banana, doce de leite e carne desfiada, por exemplo.

2 motivos para amar a farinha de tapioca

Zero glúten

Ela é uma das opções para substituir a farinha branca, que contém essa substância prejudicial aos celíacos. A farinha de tapioca não contém gliadina, uma das proteínas proibidas para os intolerantes.

É versátil

A fécula de mandioca permite a criação de diversas receitas. Pode fazer parte de um delicioso bolo ou até mesmo daquele pão de queijo quentinho do final de tarde. O importante é não perder a criatividade e buscar sempre novidades na cozinha.

Pão de queijo com farinha de tapioca

farinha de tapioca

Ingredientes:

- 300g de polvilho azedo

- 500g de farinha de tapioca

- 25g de sal

- 30g de margarina

- 110ml de óleo

- 550ml de leite

- 5 ovos pequenos

- 440g de queijo minas ralado

- 220g de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, junte o polvilho azedo, a farinha de tapioca e o sal. Dentro de uma panela em fogo médio, coloque a margarina, o óleo e o leite. Deixe ferver e em seguida desligue o fogo. Misture aos poucos o líquido na tigela de ingredientes secos. Mexa com cuidado, até que vire uma massa grossa e fria.

Acrescente os ovos, o queijo minas e o queijo parmesão. Com a ajuda das mãos, faça bolinhas do tamanho que desejar. Leve para uma assadeira untada com óleo e uma pequena quantidade de farinha de tapioca. Espalhe os pães de queijo e leve para assar em forno com temperatura média por 20 minutos.

Bolo de farinha de tapioca

farinha de tapioca

Ingredientes:

- 6 ovos

- 500g de farinha de tapioca

- 3 colheres de sopa de margarina

- 5 colheres de sopa de leite em pó

- 2 xícaras de açúcar

- 2 colheres de sopa de óleo

- 1 colher de chá de erva-doce

- 50g de coco ralado

- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Dentro de uma bacia, coloque os ovos e o açúcar. Mexa bem. Acrescente o leite, a margarina, o óleo, o coco ralado e a erva-doce. Misture até que todos os ingredientes estejam perfeitamente homogêneos. Coloque em uma forma untada com farinha de tapioca e óleo.

Leve para o forno em temperatura média por 30 minutos. Quando estiver pronto, retire e espere esfriar. Desenforme e aproveite!

Que tal experimentar essas receitas? Conte o resultado para nós! E aproveite para conferir outras novidades de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fécula de mandioca
polvilho
receitas sem glúten
pão de queijo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ