Sem Glúten

09/04/2015 03:32 - Atualizado em 05/12/2016 11:49

Que tal uma torta de banana? Aprenda uma receita saudável

A torta de banana conta com ingredientes saudáveis para uma dieta livre de glúten.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para os celíacos, a procura por receitas livres de glúten é tarefa complicada. Deixando de lado as farinhas proibidas e adicionando ingredientes variados como amido de milho, fubá e batata, a receita de torta de banana é um bolo especial para os lanches da tarde.

Os nutrientes da torta de banana

Leite: Rico em cálcio

Fonte de nutrientes como vitaminas A, B12 e D, além de fósforo, selênio, magnésio, zinco e riboflavina, o leite ajuda a garantir o bom funcionamento do organismo. Para os intolerantes à lactose, a dica é substituir o leite tradicional pelo específico para dietas com restrição.

torta de banana

Ovos: Alta concentração de proteínas

Indispensáveis para os amantes da dieta fitness, os ovos contêm grandes quantidades de proteínas. Neles são encontrados ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, B6 e B12.

Banana: Fonte de potássio

Com apenas 90kcal a cada 100g, a banana é uma fruta facilmente encontradas em mercados e quitandas. O consumo diário aumentar os níveis de vitaminas A, C e B, ferro, magnésio, potássio, manganês e zinco no organismo.

Fubá: Rico em fibras

Produzida do milho, a farinha de fubá contém ferro, zinco, proteínas e altas quantidades de fibra. Estima-se que, a cada 100g, 9,4g sejam de fibras.

Receita de torta de banana

A torta de banana pode contar com a adição de outras frutas, como maçã. Sementes de chia ou linhaça também podem ser acrescentadas à receita.

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de leite em pó

- 4 ovos

- 6 colheres de sopa de açúcar

- 7 colheres de sopa cheias de farinha sem glúten

- ⅔ de copo de óleo de soja

- 1 batata pequena

- ⅔ de copo americano de leite

- 1 colher de sopa de amido de milho

- 1 colher de sopa cheia de fubá

- 1 pitada de sal

- 4 bananas nanicas

- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o leite, a farinha, o fubá, o leite em pó, o amido de milho, a batata e o sal. Bata um pouco e em seguida acrescente o óleo e o fermento. Reserve.

Despeje um pouquinho de açúcar em uma forma e caramelize, deixando-o douradinho. Espalhe as tiras de banana e jogue a massa. Leve a torta de banana para o forno por 30 minutos, deixando em temperatura média (180ºC).

Quando estiver pronta, retire a forma do forno e deixe esfriar. Desenforme com cuidado, utilizando uma faca para desgrudar as massas da lateral. Se você quiser, na hora de servir, separe um prato de sobremesa branco. Derreta um pouco de açúcar e faça o caramelo. Espalhe sobre o prato, formando desenhos. Coloque a fatia da torta de banana por cima e sirva.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
potássio
banana
torta
receita sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ